Home / Notícias

Estudantes do Ifal serão monitores na Bienal do Livro de Alagoas

Vinte e três alunos dos campi Maceió e Marechal Deodoro foram selecionados para atuação no evento

Anny Rochelly – Ascom Ifal

Na última quarta-feira (02), aconteceu a primeira reunião com os estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que atuarão como monitores na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada no período de 11 a 20 de agosto, no Centro de Convenções de Maceió. Os 23 alunos são dos campi Maceió e Marechal Deodoro  e a reunião ocorreu no Polo de Inovação, conduzida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Esta não é a primeira vez que os estudantes do Instituto trabalharão na Bienal. Adriana Thiara, docente do Ifal e presidente da Comissão Institucional de Participação Institucional no evento, explica que os alunos tiveram uma experiência positiva já na edição de 2019. “Foi quando levamos os estudantes que estavam vinculados ao Núcleo Prático de Relações Públicas e Eventos [Nurpe] do Campus Maceió e na oportunidade eles atuaram no apoio aos receptivos, aos palestrantes e convidados, então fomos chamados mais uma vez para essa edição”, detalhou a docente.

Dinâmica de atuação

Em 2023, todos os monitores serão designados para o receptivo e acolhimento aos palestrantes de renome, ou seja, atenderão as ‘celebridades’ da literatura brasileira. “É uma oportunidade incrível para que o estudante possa se aproximar do mundo do trabalho e mais do que isso, contribuir com um evento consolidado, de tradição no nosso Estado”, disse Thiara.

Do total de monitores selecionados, 13 serão remunerados e 10 voluntários, sendo que todos receberão certificado de participação no evento. Os primeiros vão desenvolver atividades como recepcionar os estudantes das escolas que visitam o evento, acompanhar e dar suporte à Comissão Organizadora, aos participantes e convidados. Já os voluntários darão sua contribuição como apoio nas atividades no estande institucional do Ifal na Bienal.

Parceria

Nicolle Freire, produtora cultural da Universidade Federal de Alagoas e integrante da comissão organizadora da Bienal do Livro, falou sobre a segurança da Ufal em trabalhar com estudantes qualificados em um evento de grande porte como a Bienal. “Com essa parceria com o Ifal, temos segurança de que os convidados vão ter uma recepção e acolhimento adequados, recebendo as orientações necessárias sobre hotel, translado, e outros temas importantes”, disse Freire.

Já o professor Eugênio Costa, diretor de Pesquisa e Inovação do Ifal, deu enfoque na inscrição de atividades de servidores e estudantes do Ifal no estande da Bienal, que ainda possui horários livres. “Os agendamentos ocorrem em fluxo contínuo, de acordo com a disponibilidade da agenda pública do estande do Ifal na Bienal, disponível no Portal Integra. As solicitações de uso devem ocorrer pelo Integra também. O regulamento do uso do estande recomenda que a solicitação seja realizada com 48 horas de antecedência, de acordo com a disponibilidade verificada antecipadamente”, detalhou o gestor.

Os horários livres podem ser verificados AQUI, já a solicitação de uso deve ser feita no PORTAL INTEGRA. Para propor atividades, basta ser servidor do Ifal. No caso do estudante, é necessário haver um servidor orientador, que vai solicitar a reserva de espaço no Portal Integra.

Ifal na Bienal

A abertura das atividades do Ifal na Bienal está prevista para sexta, dia 11 de agosto, às 18h, com a participação do reitor do Instituto, professor Carlos Guedes. Na ocasião, será servida degustação feita pelos estudantes do curso de Cozinha do campus Marechal Deodoro.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS