Obra é fruto do trabalho do grupo de pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde
Diana Monteiro – jornalista
Visando contribuir com a discussão acerca da promoção de ambientes escolares mais ativos para os estudantes, um grupo de pesquisadores do curso de licenciatura em Educação Física do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançam, durante a Bienal, o livro: Escola e Promoção da Saúde: evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância e na adolescência. O lançamento será na segunda (14), às 18h, no estande da Academia Alagoana de Educação (Acale).
O livro, dividido em nove capítulos, foi escrito por alunos de pós-graduação, profissionais e professores universitários pertencentes ao grupo de pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), coordenador pelo docente Leonardo Luz. “A obra destaca desde o cenário atual dos comportamentos ativo e sedentário dos jovens brasileiros, passando pelo referencial teórico e desenvolvimento de projetos de promoção da atividade física em diferentes contextos e regiões do Brasil, até a discussão acerca da formação de professores sob a perspectiva de uma educação física inclusiva”, enfatizou.
De acordo com o pesquisador, recentemente, a OMS ratificou a importância da escola como ambiente democrático e estimulador para a prática de atividades físicas no documento intitulado Promoting physical activity through schools: policy brief. Esse documento propõe o incentivo à prática de atividade física em seis diferentes domínios: aulas de educação física de qualidade; transporte ativo; oportunidades de movimento antes e depois da escola; oportunidades no recreio e recesso; salas de aula ativas; e promoção da atividade física para aqueles que têm necessidades adicionais. Inclusive, há citação desse texto no capítulo 8 da obra.
Sobre o Lacaps
O grupo de pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps) foi criado em 2009 e encontra-se registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, o Lattes.
Segundo Leonardo, inicialmente, os pesquisadores do Lacaps direcionaram o foco do grupo no incentivo à continuidade da formação acadêmica dos estudantes, incentivando-os a participação em eventos científicos e preparando-os para ingressarem em programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Isto, segundo o professor, com o intuito de elevarem o seu nível de qualificação e, consequentemente, ampliar o quantitativo de pesquisadores mais qualificados no grupo.
“Ao longo de sua existência, o Lacaps vem atingindo plenamente este objetivo, pois, atualmente, conta com mais de 50% dos seus pesquisadores sendo egressos da graduação da Ufal, tendo concluído mestrado e alguns já cursando doutorado em outras instituições de ensino superior. Concomitantemente, o Laboratório vem conduzido projetos de pesquisa e extensão com resultados sólidos e significativos, que resultaram em várias publicações em periódicos nacionais e internacionais, além de participação em eventos importantes nas áreas das ciências da saúde e da educação física”, comemorou o pesquisador.