Home / Notícias

Bienal começa nesta sexta e se consolida no calendário cultural alagoano

Com estimativa de atrair 400 mil visitantes, evento deve projetar R$ 5 milhões na economia do estado

Sandra Peixoto – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo

Livreiros e livreiras se organizam para receber o povo alagoano

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas começa nesta sexta (11) e já traz, em números, uma dimensão de seu alcance na cultura alagoana: deve movimentar R$ 5 milhões em vendas, gerar 700 empregos diretos e indiretos; lançar 300 livros – sendo 100 da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal); reunir mais de 300 editoras; 130 estandes e atrair cerca de 400 mil visitantes, sendo 50 mil estudantes, segundo dados estimados pela coordenação do evento realizado pela Ufal e pelo governo de Alagoas até o dia 20, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Com a proximidade de abertura oficial, marcada para às 16h, o público poderá conferir de perto toda a infraestrutura montada para celebrar a primeira edição pós-pandemia de um evento que vem se consolidando no calendário cultural de Alagoas. O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, comentou sobre a expectativa para o retorno da Bienal para o povo alagoano e destacou a importância do evento.

“Nossa expectativa é muito positiva, seja pelo engajamento do estado de Alagoas, das prefeituras, das universidades e, mais do que isso, pela mobilização dos livreiros e das instituições que estarão com estandes, como a Câmara Federal, o Senado Federal e o IBGE. Em particular, traz a oportunidade de a juventude revisitar a importância do livro. A Bienal é a grande festa da cultura alagoana, o maior evento de nosso calendário cultural. É um prestígio para a Ufal liderar essa realização”, observou.

Foto: Mitchel Leonardo

Serão 10 dias com uma programação idealizada para atender a todos os públicos. Por isso, não será surpresa para os organizadores se o volume de público ultrapassar a estimativa atual. “O alagoano é ávido por cultura e, quando ofertamos um evento de qualidade e gratuito, ele corresponde e prestigia. São quatro anos sem bienal e nossas expectativas são as melhores possíveis. Os estandes ficaram lindos, a programação está maravilhosa com mesas redondas, oficinas, contação de histórias, lançamentos; programação para todas as idades e todos os públicos”, ressaltou a coordenadora da Bienal, Sheila Maluf.

A solenidade de abertura contará com as presenças do ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula; do reitor Josealdo Tonholo; do vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa; e da coordenadora geral da Bienal, Sheila Maluf; da Cônsul-geral da Argentina no Recife, Julieta Grande, dentre outras autoridades. Após o corte simbólico da faixa, haverá uma breve apresentação musical da professora do Programa de Pós-graduação em Artes da Ufal e pesquisadora do Instituto Artes del Espetáculo Universidad Nacional de Buenos Aires, Natacha Muriel.

Vale reforçar que a Bienal do Livro de Alagoas têm entrada franca, ou seja, você não paga nada para entrar, acompanhar e se divertir. Não deixe de acompanhar as novidades do evento no site e também pelas redes sociais: @bienaldealagoas no ThreadsInstagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS