Maior público de grupos agendado deve comparecer na quinta-feira (17), veja detalhes
Janaina Farias – jornalista
Começa neste sábado (12) a visitação das escolas na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento que acontece no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, no Jaraguá, em Maceió, estima receber uma média de 30 mil alunos de 574 escolas particulares, federais, estaduais e municipais, incluindo estudantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e de Associações Filantrópicas.
Apesar da visitação de escolas aos finais de semana já ser uma tradição nas bienais, esta edição, em especial, trouxe um número mais expressivo. Somente neste sábado, a estimativa é de 4.500 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite). E o dia e horário de maior público de grupos agendados será na quinta (17), quando a Bienal deve receber mais de 1.700 alunos.
“A visitação das escolas nos sábados já é uma prática adotada, mas esse ano superou as expectativas da organização. A procura foi tão expressiva que teremos grupos agendados visitando até o dia 20, domingo, à tarde, no último dia e horário disponível para essa atividade”, explicou Jorge André, um dos membros da Comissão de Agendamento e Visitação de Escolas.
E a equipe está prontamente preparada para dar o melhor de si durante o evento. Ainda de acordo com Jorge, esse volume de agendamentos só demonstra a importância da realização de um evento desta grandeza para o estado. “Estamos a postos para prestar a melhor recepção possível a esse público que mostra a falta e a necessidade que a Bienal do Livro de Alagoas estava fazendo”, afirmou.
Programação das secretarias de educação
As secretarias municipais e estaduais de Educação terão uma programação especial, voltada tanto para os estudantes quanto para o público em geral, durante os 10 dias de evento. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-AL) terá atrações, exposições de programas, bem como lançamento de livros. Entre estudantes e equipes responsáveis, a expectativa é a visitação de 10 mil pessoas.
Já a rede municipal de educação também garantiu a visitação de mais de 12 mil alunos de 148 escolas municipais com direito a Vale-Livro – um voucher no valor de R$ 20 por aluno, contemplando as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos e Idosos (Ejai). Mais de três mil professores também serão beneficiados com o voucher no valor de R$ 80 que serão usados para a compra de livros.
O estande da Secretaria Municipal de Educação estará aberto ao público com diversas atividades como oficina, contação de histórias e dinâmicas de atividades de incentivo ao sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 voltados para os alunos dos 5º e 9º anos da rede municipal.
Vale reforçar que a Bienal do Livro de Alagoas têm entrada franca, ou seja, você não paga nada para entrar, acompanhar e se divertir. Não deixe de acompanhar as novidades do evento no site e também pelas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.