Home / Notícias

IBGE demonstra que seus dados são acessíveis a todos os públicos

Programação apresenta projetos como o IBGE Educa e o Sidra e acontecerão até o sábado (19)

Sandra Peixoto – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo

IBGE demonstra que seus dados são acessíveis a todos os públicos (Foto: Mitchel Leonardo)

Engana-se quem pensa que os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) podem ser compreendidos apenas por economistas, sociólogos ou pesquisadores acadêmicos. Na Bienal de Alagoas, a Superintendência Estadual do órgão apresenta, até o sábado (19), uma programação para desmistificar esse imaginário popular e aproximar a sociedade dos projetos e pesquisas desenvolvidos pelo órgão.

Uma das iniciativas que está sendo apresentada é o IBGE Educa, portal voltado à educação e que disponibiliza, de forma lúdica, informações atualizadas sobre o Brasil. Nele é possível a criançada aprender por meio de brincadeiras e mapas, bem como os jovens complementarem os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com questões e temas de redação de provas anteriores relacionados a dados produzidos pelo instituto.

Já os professores podem desenvolver aulas a partir de sugestões de atividades pedagógicas baseadas em dados divulgados pelo IBGE, além de poderem utilizar recursos como vídeos, mapas, gráficos, jogos e materiais explicativos; tudo disponibilizado no site.

“Como acessar os dados do IBGE”

A analista do órgão, Silvânia Vila Nova, será uma das profissionais a ministrar cursos e oficinas. Uma delas tem como tema “Sidra: Como acessar os dados do IBGE”.

Para ela, a proposta do órgão é tornar acessível à população os dados que têm grande importância para a economia e para toda a sociedade. “O IBGE tem um site riquíssimo, direcionado para diferentes públicos. A gente tenta trazer o dado e a informação para a criança, para o jovem e para o adulto. Para isso, existem diferentes plataformas e ferramentas dentro do nosso site”, destacou.

Ainda de acordo com Vila Nova, o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) é uma ferramenta voltada para o público adulto. E embora existam inúmeros dados disponibilizados, é possível extrair as informações de acordo com o perfil e a necessidade do usuário. “Essa, na minha opinião, é a grande riqueza do Sidra: ele dá a flexibilidade de você extrair o dado que deseja, dentro, claro, dos limites da plataforma. Isso facilita, torna a pesquisa mais objetiva”, avaliou a analista do órgão.

Quer saber mais? Confira a programação e participe!

13/08 | Domingo

11h30 – Possibilidades de produção acadêmica e literária utilizando o site do IBGE: explorando dados de Alagoas, com Artur Lamenha

15h00 – 2ª Oficina SIDRA: Como acessar os dados do IBGE, com Silvânia Vila Nova

14/08 | Segunda-feira

11h00 – 3ª Oficina SIDRA: Como acessar os dados do IBGE, com Silvânia Vila Nova

15h00 – IBGE Educa: 2ª apresentação, com Cláudia Saldanha

15/08 | Terça-feira

14h15 – A evolução gráfica na construção dos mapas, com Eduardo Menezes

15h00 – A base territorial georreferenciada como apoio às pesquisas do IBGE, com Josilene Saldanha, Eduardo Menezes e Luciana Paranhos

16/08 | Quarta-feira

15h00 – Dinâmicas da população dos municípios alagoanos: indicadores multidisciplinares, com Michela Camboim, Camila Ribeiro e Neison Freire

17/08 | Quinta-feira

15h00 – IBGE Educa: 3ª apresentação, com Cláudia Saldanha

18/08 | Sexta-feira

15h00 – Desafios na realização do Censo Demográfico 2022, com Alcides Tenório e Luciano Motta

19h00 – 4ª Oficina SIDRA: Como acessar os dados do IBGE, com Silvânia Vila Nova

19/08 | Sábado

10h00 – Tecnologias da Informação e Comunicação do Censo Demográfico 2022, com Plínio Cerqueira

15h00 – Banco de dados geoespaciais do IBGE na VI Expedição Científica do Baixo São Francisco, com Neison Freire e Mayra Barros

Sobre a Bienal

A Bienal do Livro de Alagoas tem entrada franca e segue com programação variada até o dia 20 no Centro de Convenções de Maceió. Confira as novidades do evento no site e também pelas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS