Home / Notícias

Estande Menores Livros do Mundo traz clássicos da literatura para a Bienal

Dentre os exemplares, versículos bíblicos impressos em livros de 1,5 cm de dimensão 

Sandra Peixoto – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo

Estande Menores Livros do Mundo (Foto: Mitchel Leonardo)

Que os visitantes da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas saem com livros a tiracolo não é novidade. Mas já imaginou carregar, literalmente, livros na palma da mão? Se não, saiba que isto é possível. O Estande Menores Livros do Mundo oferece um catálogo de produtos que vai desde a Bíblia a clássicos da literatura brasileira e mundial. E tudo isso pode ser conferido até o dia 20, no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, com entrada gratuita.

Esta é a quinta participação da empresa peruana na Bienal de Alagoas, todas elas com a presença do livreiro Elias Avílio. De acordo com ele, o público de Maceió aceita bem os livros e parte do público que visita o estande é formado por colecionadores. “Nossos clientes realmente são pessoas bem apaixonadas pelos livros diferentes. Eles se tornam clientes fiéis e, em toda Bienal, estão à procura de novidades para acrescentarem às suas coleções”, afirmou.

Com mais de 50 anos no mercado e com representação no Brasil desde 2008, a editora peruana atua em várias partes do mundo. Por isso, é possível encontrar livros em outras línguas, como a exemplo de espanhol, francês, italiano e inglês.

Títulos como Romeu e Julieta, de Shakespeare; O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry; e A Arte da Guerra, de Sun Tzu; além dos clássicos contos e fábulas são alguns dos exemplares cujas dimensões ficam em 6cm x 5cm. Para se ter uma referência, os tradicionais cartões de visitas medem, em média, 9cm x 5cm. Mas o menor tamanho fica mesmo para a obra com versículos bíblicos: 1cm x 1,5cm.

O encanto atinge a todas as idades: as crianças param à frente do estande e se perdem em meio exemplares que, até para as mãos infantis, ficam pequenos. E a estratégia financeira aposta em obras de domínio público, reduzindo os custos de produção que, assim como os livros de tamanhos maiores, são altos e demanda tempo.

Menores Livros do Mundo (Foto: Mitchel Leonardo)

“Algumas pessoas acham que, pelo tamanho, os preços deveriam ser mais baixos do que os livros tradicionais, mas o processo de produção é o mesmo. É um livro em capa dura, trabalhado à mão, com lombada toda artesanal. Esse diferencial faz com que o livro seja muito atraente, causa essa curiosidade”, avaliou Elias.

Foi essa curiosidade que levou Rosa de Paula, de 77 anos, a dar uma olhada nos livros. “É a primeira vez que venho à Bienal de Alagoas e, também, a primeira vez que vejo livros deste tamanho. Achei interessante, principalmente para levar na bolsa e ler em qualquer lugar”, disse a aposentada paulista que há alguns anos se radicou em Maceió.

A Bienal do Livro de Alagoas tem entrada franca e segue até domingo, dia 20. Confira as novidades do evento no site e também pelas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS