Livros sobre direitos básicos, legislação e cidadania são os mais procurados pelo público
Janaína Farias – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo
Localizada em frente aos sombreiros poéticos, a livraria do Senado Federal está presente na Bienal Internacional do Livro de Alagoas trazendo uma variedade de obras voltadas ao direito, legislação, história e literatura. E foi buscando ainda mais conhecimento que o vereador por Maceió, José Oliveira, garantiu várias obras, entre elas estatutos e códigos.
“O Senado Federal é muito importante para o Brasil e quero parabenizar a presença do Senado em Alagoas”, disse ele, ao frisar que o preço das obras que trazem informações do tipo é importante, isso porque facilita o acesso ao povo garantindo direitos e democracia.
O responsável pelo estande do Senado Federal, Cristiano Oliveira, que também é representante do Conselho Editorial, explicou que tem à disposição obras de valor histórico, e também livro sobre legislação. “Somos uma editora que vendemos livros a preços bem baixos, a preço de custo mesmo. Esse é o grande objetivo da nossa instituição, que é levar o conhecimento, cultura e educação para o maior número possível de pessoas”, declarou.
A livraria, que existe desde 1969, também oferece livros voltados para o público infantil como Código de Defesa de Consumidores e Miúdos, que foi lançado recentemente e custa R$ 3,00. Também pode ser encontrado a Constituição Federal, no valor de R$ 6,00. Obras sobre história de Alagoas também podem ser encontradas como a Alagoas Herança Indígena. ”Ele é muito bem ilustrado, fala sobre os indígenas de Alagoas”, completou Oliveira.
O estudante de Ciências Contábeis, Guilherme Rocha, que veio acompanhado de sua mãe, contou que está à procura de livros para seu irmão que estuda direito. “Eu estou procurando um livro, não é para mim, é para o meu irmão que faz direito. Estou procurando algo sobre direito civil, estou aqui na livraria do Senado para ver se encontro”, ponderou.
Outros livros
Além de lançamentos de livros clássicos, como o livro História da Literatura Ocidental, de Otto Maria Carpeaux – este, por sinal, o mercado já não publica mais: “Não há em outras livrarias. Você costuma até encontrar ele por 800 reais na internet. A gente vende a coleção toda a 120,00 reais. Esse livro cuida da história da literatura ocidental. É bem procurado”, afirmou.
Há um catálogo bem vasto com várias opções como é o caso de obras que fala sobre o bicentenário do Brasil com cinco livros. “Temos toda a coleção bicentenário. Também temos livros como a História da Colonização Portuguesa no Brasil, que são livros que é uma edição especial, é um livro que o material é diferente, é um material melhor”, disse.