Ritmos como Tango, Candombe e Zamba puderam ser apreciados na Bienal do Livro de Alagoas
Iara Melo – jornalista com fotos de Renner Boldrino e Rose Ferreira
O Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, foi palco do musical Estação Latinoamericana, na noite do último domingo (13), um espetáculo que faz um esboço do olhar do filósofo argentino Rodolfo Kusch, a partir de sua experiência com a cultura da América profunda. O roteiro e a coreografias são assinados por Natacha Muriel, professora de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o grupo de extensão FiloMove, também da Ufal e coordenado por ela.
Segundo Natacha, este foi um momento muito importante para abraçar e criar alianças entre as comunidades. “Convidamos maestros argentinos para trazer as músicas de diversas regiões, manifestações do interior da Argentina que talvez não sejam tão conhecidas e que dialogam muito com a música e a cultura alagoanas, como o Reizado e o Guerreiro”, declarou a professora.
A apresentação contou com a presença de Julieta Grande, cônsul-geral da Argentina, país homenageado desta edição da Bienal. “É uma honra para Argentina ter sido escolhida como país homenageado pela bienal, por conta da trajetória do país na educação e luta democrática. Nada melhor do que criar laços através da arte, da cultura e da música”, afirmou.
A performance teve a participação da Companhia Típica Tango, regida pelo argentino Joel Tortul e o maestro Martin Lima (bandoneon), os músicos Gustavo Becker (violão) e Vitor Feitosa (voz e mixagem), além de um corpo cênico composto por artistas-pesquisadores da Ufal.
Pelos aplausos e entusiasmo, o público aprovou a performance dos artistas e o espetáculo. Para Maria Nazaré França, de 78 anos, o musical foi um momento de aprendizado: “viajei algumas vezes para a Argentina, mas não conhecia a história dessa forma, fiquei encantada”, afirmou Maria.
A 10ª Bienal Internacional do Livro segue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso. Lembramos que a entrada é franca. Para conhecer com antecedência a programação completa, visite o site do evento e siga-nos nas redes sociais: @bienaldealagoas. Estamos no Threads, no Instagram e no Facebook.