Trocas de cartas entre Jorge de Lima e Alceu Amoroso se transformam em obra literária
Iara Melo – jornalista com fotos de Renner Boldrino
Nesta edição da Bienal, o poeta alagoano Jorge de Lima ganha destaque especial a partir de palestras, apresentações e lançamentos de livros. Uma dessas homenagens veio pelo autor Leandro Garcia que compartilhou insights valiosos sobre a correspondência do “Menino Impossível”, como Jorge de Lima é carinhosamente conhecido.
Seu livro intitulado “Jorge de Lima e Alceu Amoroso Lima – Correspondência”, publicado pela Francisco Alves Editora, abre uma janela para o relacionamento entre esses dois notáveis intelectuais. As cartas compartilhadas entre eles não apenas lançam luz sobre suas vidas pessoais, mas também revelam o contexto sociocultural da época.
“A troca de cartas entre escritores sempre aconteceu e Jorge de Lima tem um arquivo de mais de 6 mil correspondências. É a primeira vez que se publica uma correspondência dele e tive muita ajuda aqui de Alagoas junto com o arquivo do Instituto Histórico [de Alagoas], a Academia Alagoana de Letras e o Arquivo Público do estado”, afirmou Leandro.
Por meio de sua pesquisa minuciosa e sensibilidade literária, realizada nos últimos 5 anos, Leandro Garcia ofereceu aos espectadores da palestra mediada por Alberto Rostand Lanverly uma perspectiva única sobre a vida do poeta, promovendo uma apreciação mais profunda de sua contribuição para a literatura brasileira, além de uma visão profunda das cartas que moldaram a essência do poeta homenageado.
O livro, que está sendo vendido em todo pais e também no exterior, é uma parceria com a Francisco Alves Editora e com a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal). Na Bienal, a obra pode ser encontrada no estande da Eduneal ao valor de R$ 120,00.
Sobre a Bienal
A 10ª Bienal Internacional do Livro segue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Lembramos que a entrada é franca. Para conhecer com antecedência a programação completa, visite o site do evento e acompanhe as redes sociais: @bienaldealagoas: estamos no Threads, no Instagram e no Facebook. As fotos oficiais podem ser vistas no Flickr.