Home / Notícias

Psicanalista une arte e saúde mental em lançamento da Quilombada

Marcos Alencar deu voz ao inconsciente por meio de poesias fruto de sua reação a casos clínicos

Mariana Lima – jornalista com fotos de Renner Boldrino

O psicanalista Marcos Alencar

O estande Quilombada e a Editora Cesmac uniram-se na última quinta-feira (17) para o lançamento de uma obra inédita no Brasil pela abordagem que faz da poesia e da psicoterapia. Em “A Poesia como Linguagem do Inconsciente”, o psicanalista Marcos Alencar apresenta na forma de texto literário suas anotações e impressões sobre casos que atendeu no consultório nos últimos dois anos.

“Comecei a observar que as anotações que eu estava fazendo dentro da escuta analítica de oito casos que mais me impactaram e desafiaram desde que comecei a atender como psicanalista eram textos poéticos. Então nesta obra reúno os casos clínicos, abordo os teóricos com os quais converso e apresento as poesias que nasceram dessas escutas”, explicou Alencar.

Apesar do uso da arte no tratamento para saúde mental, tanto da perspectiva de prevenção e tratamento quanto ferramenta para lidar com traumas e processar emoções não seja algo novo – a alagoana Nise da Silveira revolucionou a psiquiatria mundial ao usar expressão artística, terapia ocupacional e aproximação com animais domésticos no tratamento de pacientes com transtornos mentais há quase cem anos – o ineditismo da obra de Marcos Alencar está no fato de que pela primeira vez no Brasil um psicólogo faz poesias a partir dos casos clínicos.

“Lacan diz que o poeta, ao se deixar tomar pelo inconsciente, revela algo que ele próprio não sabia. Foi o que aconteceu com a escuta desses casos que foram transformados em poemas ao provocar uma reação e uma resposta desse inconsciente”, arrematou Alencar.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS