Home / Notícias

Projeto do Hospital Universitário recebe doações de livros no estande da Edufal

Visitantes podem fazer doações de livros com temáticas variadas para os usuários da unidade de saúde

Fabiana Barros – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas também é um espaço para doação de livros. Para quem tem títulos em casa e quer garantir um bom destino, a sugestão é doar para o Projeto Livros – use sem moderação, uma iniciativa do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU). No estande da Edufal há um espaço reservado para as doações. É só chegar, depositar e contribuir para leitura de inúmeros usuários do HU.

O projeto, iniciado em 2022, já recebeu mais de 1.300 livros. As obras são disponibilizadas em todos os andares da unidade de saúde e se mantém com doações. Consciente de que a hospitalização é um processo difícil para as pessoas, a bibliotecária do HU, Isabel Calheiros, destacou a força de ações envolvendo a leitura. “A gente sabe o quanto a leitura é importante no sentido de tirar a pessoa do lugar onde estar”, comentou.

De acordo com Isabel, o superintendente do HU, Célio Rodrigues, lançou a proposta de colocar alguns materiais para leitura na entrada do hospital. O movimento iniciou com um grupo de trabalho da unidade de saúde na elaboração do projeto, com a proposta de criar pontos de leitura, que foram implantados em cinco locais.

No hall de entrada, os pacientes encontram mais revistas por ser um local de passagem. Até o quarto andar, é possível encontrar pontos de leituras na maternidade, clínica pediátrica, clínica médica, clínica cirúrgica. Os livros são encontrados ainda no quinto e no sexto andares.

Quais livros posso doar?

Livros de literatura em geral (poesia, romance, crônica, entre outros gêneros literários), biografias, autoajuda, religiosos, psicologia, filosofia, sociologia, política, economia, história, revistas em quadrinhos (gibis), revista informativa e de entretenimento, além dos livros infantis.

O projeto funciona exclusivamente com doações. Uma das estratégias é fazer campanhas para manter o acervo. Ao receber os livros, o título é higienizado e relacionado para ter o controle da quantidade disponibilizada. O usuário pega o livro e tem a opção de devolver ou não. “Por isso, a gente fica sempre precisando porque a maioria não devolve e a ideia é essa. É contribuir com o processo de humanização, de acolher o paciente que está aqui e tornar a estadia dele aqui mais agradável”, explicou Isabel.

Livros didáticos, módulos escolares, apostilas para concursos e enciclopédias não são aceitos. As doações acontecem até o dia 20 no estande da Edufal. Após a Bienal, as doações podem ser feitas na recepção da Divisão de Gestão de Pessoas (DIVGP) e da Biblioteca Virtual, no 3º andar, sala 328, a Pediatria do Hospital.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS