Presença ilustre do jornalista e suas histórias marcam o maior evento literário e cultural do estado
Iara Melo – jornalista com fotos de Renner Boldrino
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi agraciada com a presença ilustre de Nelson Motta, renomado autor, jornalista e produtor musical brasileiro. Com uma trajetória multifacetada que abraça a música, literatura e jornalismo, Motta inspirou o público presente ao discorrer sobre sua carreira artística que atravessa décadas de influência cultural.
O autor do best-seller “Vale Tudo: O Som e a Fúria”, de Tim Maia, cativou a plateia com histórias vibrantes que traçam sua ligação profunda com a indústria da música brasileira. Com alegria, ele compartilhou detalhes únicos sobre sua relação com grandes ícones musicais, como João Gilberto, Elis Regina e Tim Maia.
Nelson começou sua carreira como jornalista e declara que o a profissão foi a porta de entrada para o mundo da cultura e escrita. “O jornalismo e a escrita foram a base de toda a minha carreira profissional, inclusive na música, me tornando um letrista, um crítico musical, tudo ali baseado no poder da palavra. Me deu uma curiosidade e um senso permanente de querer descobrir coisas novas e isso continua em mim até hoje”, afirmou Motta, com entusiasmo.
Homenagem
A presença de Nelson Motta na Bienal não apenas enriqueceu o evento, mas também destacou a importância de artistas versáteis que moldam a cultura brasileira de maneira abrangente. Sua capacidade de transitar entre diferentes campos artísticos e capturar a essência da sociedade por meio de suas obras é um testemunho vivo de sua influência duradoura.
Ao final do bate-papo, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce) da Prefeitura de Maceió homenageou Nelson Motta com a entrega de uma placa em reconhecimento a tudo o que ele fez pela cultura do Brasil. “O amor e a arte me deram as maiores alegrias da minha vida, esse é o legado que deixo ao público”, declarou Motta.
Sobre a Bienal
A 10ª Bienal Internacional do Livro segue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Lembramos que a entrada é franca. Para conhecer com antecedência a programação completa, visite o site do evento e siga-nos nas redes sociais: @bienaldealagoas. Estamos no Threads, no Instagram e no Facebook. As fotos oficiais podem ser vistas no perfil do Flickr.