Além dos produtos e inciativas, a secretaria também prestou homenagens ao professor Sávio de Almeida
Iara Melo – jornalista
A Bienal do Livro de Alagoas tem sido palco não apenas para obras literárias, mas também para a promoção da educação e da transparência governamental. O estande da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) se destaca nesse contexto. A pasta desempenha papel vital no governo de Alagoas, embora suas atividades sejam menos visíveis para o público em comparação com outras secretarias. No entanto, seu propósito na Bienal não é oferecer serviços, mas sim apresentar à sociedade os produtos e iniciativas que moldam o estado.
No estande foram explicados diversos serviços como os da Escola de Governo do Estado de Alagoas, responsável pela capacitação dos servidores públicos do estado e que também administra o programa Pontapé, um programa de estágio governamental. Outra superintendência presente é a de Informação e Cenários, responsável por gerenciar e disponibilizar dados relacionados a Alagoas.
Isso inclui a criação de mapas político-administrativos, convenções cartográficas e uma ampla gama de informações socioeconômicas e de saúde: “A ideia foi justamente fazer esse trabalho educativo aqui, para que as pessoas comecem a entender o que é que a Seplag faz, o que produzimos e a forma como nosso trabalho impacta a sociedade alagoana”, afirmou Ana Paula Bessa, coordenadora do estande.
A modernização e a digitalização do governo também são temas importantes. As superintendências de Modernização da Gestão e de Governo Digital desempenham um papel crucial nesse processo. Enquanto a primeira foca na otimização dos processos e na produção de dados, a segunda concentra-se na modernização dos serviços públicos. Atualmente, mais de dois mil serviços do governo estadual estão disponíveis digitalmente, e a Superintendência de Governo Digital busca expandir ainda mais essa oferta.
É uma oportunidade única para os cidadãos conhecerem as iniciativas que moldam o governo e aprimoram a qualidade de vida no estado, mesmo que essas atividades nem sempre estejam visíveis no dia a dia.
Homenagem à Sávio de Almeida
Aproveitando o espaço proporcionado pela Bienal de Alagoas, a Seplag homenageou o professor Luiz Sávio de Almeida, que dá nome a biblioteca da pasta, durante os três primeiros dias de evento. “Promovemos duas rodas de conversa com familiares do professor, trabalhando temáticas que eram do interesse do professor, pra trazer um pouco da essência dele.”, declarou Ana Paula.
Para além desses momentos, foram expostas as principais obras de Sávio de Almeida, diretamente do acervo da biblioteca professor Luiz Sávio de Almeida e ao visitar o estande, os visitantes receberam tapiocas da Barraca de Tapioca do Sávio, como uma carinhosa forma de rememorar o que o professor considerava ser a maior homenagem que poderia se prestar a pessoas ilustres.