Home / Notícias

Lília Schwarcz estará na 10ª Bienal do Livro de Alagoas

Historiadora e antropóloga é mais uma presença confirmada no evento literário em agosto

Deriky Pereira – jornalista

A escritora, historiadora e antropóloga Lília Schwarcz é mais um nome confirmado na programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O maior evento cultural e literário do estado acontecerá de 11 a 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.

Dentre as obras escritas por Lília, estão “O Espetáculo das Raças” (1993), “As Barbas do Imperador” (1998) – este, por sua vez, ganhou o Prêmio Jabuti de Livro do Ano, além de “Brasil: uma biografia” (com Heloísa Murgel Starling, 2015), “Lima Barreto: Triste Visionário” – que levou o Prêmio Jabuti de Biografia (2017) e “Sobre o Autoritarismo Brasileiro” (2019).

Além desses títulos, a autora também assina “Enciclopédia Negra” (2021), escrito também com Jaime Lauriano e Flávio Gomes e vencedor do Prêmio Jabuti de Ciências Humanas) e “O Sequestro da Independência: Uma história da construção do mito do Sete de Setembro” (2022), com Carlos Lima Júnior e Lúcia Klück Stumpf, todos eles publicados pela editora Companhia das Letras, da qual é fundadora.

Sobre a autora

Lília Moritz Schwarcz é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), docente titular no Departamento de Antropologia da mesma instituição e professora visitante em Princeton desde o ano de 2010, mas já teve o mesmo cargo em Oxford, Brown, Leiden e também em Columbia.

Foi curadora de diversas exposições como Histórias Afro-Atlânticas e, desde 2015, atua como curadora adjunta de narrativas no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Anos antes, em 2010, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional, que é concedida às personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram pelas contribuições que foram prestadas à Ciência e à Tecnologia.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS