Coleções, que versam sobre história de Alagoas e contam com apoio da Fapeal, serão lançadas na Bienal deste ano
Jacqueline Freire – jornalista
Os preparativos para a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas estão a todo vapor. E nós já podemos adiantar, que durante o maior evento cultural e literário do Estado de Alagoas, serão lançadas duas coleções de livros numa parceria entre a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
A Coleção Raízes das Alagoas, é uma antologia formada por obras seminais sobre a formação social, cultural e econômica do estado. Seu objetivo é promover o resgate de títulos consagrados pelo tempo, há anos ausentes do catálogo das editoras comerciais, mas que continuam indispensáveis aos estudantes e pesquisadores contemporâneos.
Já a segunda coleção, Legado, é formada por biografias clássicas, escritas por autores alagoanos consagrados, sobre personagens históricos nascidos em Alagoas que exerceram papéis importantes no passado nacional. A ideia é preservar a memória de nossa terra, promovendo o resgate das histórias de vida de diversas personalidades alagoanas que deram grande contribuição para a política, a economia, a ciência e a cultura brasileira.
Segundo o diretor da Edufal, professor Ivamilson Barbalho, as obras são de denso alcance para compreensão de história e cultura alagoana e de autores consagrados.
“O projeto gráfico, revisão técnica e apresentação pertence a imprensa oficial. A Edufal se compromete com a impressão de exemplares. Estamos muito felizes por, novamente, juntos com a imprensa oficial e a apoio da Fapeal, na consecução dessa parceria interinstitucional. O catálogo dispõe de títulos de grande alcance, que certamente favorecerá aos leitores de obras com tiragem esgotadas e inéditas também. Será um momento ímpar para o conjunto geral da programação da Bienal”, afirma.
Sobre a Bienal
Com variada programação, que está sendo capitaneada pelas equipes da Ufal, via Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Pró-reitoria de Extensão (Proex), Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) e Assessoria de Comunicação (Ascom), e Governo de Alagoas, por meio de suas secretarias, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas também contará com apoio do Sebrae, Sesc e outras instituições. A coordenação geral da Bienal de Alagoas é da professora Sheila Maluf.
Acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram e no Facebook.