Home / Notícias

Paula Pimenta estará na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Escritora, que participou em 2015, retorna ao maior evento literário e cultural do estado em agosto

Deriky Pereira – jornalista

Paula Pimenta (Foto: Divulgação)

A escritora Paula Pimenta é mais uma atração confirmada na programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Paula, que já esteve na Bienal alagoana em 2015, retorna para uma segunda participação no maior evento cultural e literário do estado será realizado entre os dias 11 e 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Natural de Belo Horizonte, Paula sempre gostou de escrever – ela diz que seus livros são ‘cor de rosa’. Por conta dessa preferência, a escritora fez faculdade de jornalismo e logo se transferiu para o curso de Publicidade, no qual se formou. Mas ela também estudou Música na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Teatro, na Companhia de Teatro, além de ter dado aulas de violão e técnica vocal por vários anos.

Seus primeiros passos na carreira de escritora foram dados em 2001 quando ela lançou o livro “Confissão” – que, por sua vez, foi relançado em 2013. Mas foi sete anos depois, em 2008, quando ela estourou com o livro “Fazendo meu Filme 1”, lançado pela Editora Gutemberg. Este livro virou uma série de quatro volumes que deu origem a uma nova série com o livro “Minha Vida Fora de Série” (2011).

No ano seguinte, lançou “Apaixonada por Palavras” (2012), que consistia numa coletânea de crônicas e, dois anos depois, veio um novo livro do mesmo gênero, chamado “Apaixonada por Histórias” (2014). No mesmo ano, lançou ainda “Fazendo meu filme em quadrinhos” e “Princesa Adormecida”, uma releitura moderna da Bela Adormecida, o primeiro livro de uma série de histórias de princesas.

A sequência de lançamentos e o sucesso de público e crítica fez com que Paula fosse escolhida pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes nos anos 2012 e 2014, sendo, ainda, a autora que mais vendeu livros no Brasil, de acordo com o ranking da PublishNews. Além disso, com suas mais de 20 obras, ela possui mais de dois milhões de exemplares vendidos e livros publicados em países como Espanha, Itália, Portugal e toda a América Latina.

Veja mais sobre a autora clicando aqui.

Livros que viram filme

Dentre tantas obras de destaque, Paula Pimenta é autora de “Cinderela Pop”, que virou filme estrelado pela atriz e apresentadora Maisa Silva em 2019. A trama narra a história de Cintia, uma adolescente que adora música. Num determinado dia, ela descobre uma traição no casamento dos pais e vai morar na casa de uma tia após a separação deles. Isso faz com que, aos poucos, a personagem deixe de acreditar no amor.

Outra obra que vai ganhar as telonas é “Fazendo meu Filme” – que já foi produzido, mas ainda não tem data prevista para estreia. A obra narra a história de Fani, uma adolescente cheia de amigos e fã de música. No entanto, ela vê sua vida virar do avesso quando recebe uma proposta de intercâmbio. Veja o trailer aqui.

Retorno à Bienal

Oito anos depois de sua vinda à Bienal em 2015, Paula Pimenta retorna a Alagoas para uma segunda participação. Muitos fãs e leitores em polvorosa lotaram o Centro de Convenções para acompanhar a palestra com a escritora. À época, ela reiterou a importância do incentivo à leitura. “Recebi muito incentivo dentro de casa. Sempre vi meus pais lendo muito. Meu pai, às vezes, me negava um brinquedo, mas, um livro, nunca!”, destacou.

Contou ainda que sempre fica muito feliz em ouvir depoimentos do público e saber que, de alguma forma, contribui para despertar o gosto pelos livros entre um público tão jovem. Para ela, a identificação dos leitores com os personagens criados tem muito tem a ver com as fases da vida de cada um deles.

Veja aqui como foi a visita de Paula Pimenta à Bienal de Alagoas em 2015.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS