Home / Notícias

Academia Alagoana de Literatura de Cordel marca presença na Bienal

Tradição da literatura de cordel é difundida para os visitantes do evento

Iara Melo – jornalista com fotos de Renner Boldrino

Academia Alagoana de Literatura de Cordel marca presença na Bienal

O estande da Academia Alagoana de Literatura de Cordel (AALC) na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas tem se destacado com uma exposição que combina capas coloridas, xilogravuras e poemas visualmente envolventes, os frequentadores podem mergulhar em uma jornada através das narrativas cativantes e da rica herança cultural que o cordel proporciona.

Com sua participação ativa na Bienal, a AALC continua a cumprir seu papel de defensora e propagadora de um patrimônio literário que ecoa através do tempo, visto que o local tem sido ponto de encontro para apreciadores da literatura brasileira, visitantes curiosos e estudantes interessados em explorar as raízes culturais profundas do país.

Sobre o Cordel

Marcos Brandão, cordelista e membro da academia

Marcos Brandão, cordelista e membro da academia, afirmou que o espaço disponibilizado pela Bienal proporciona um movimento de reconhecimento para aqueles que sobrevivem dessa arte e contribui para sua difusão.

“Percebemos o interesse dos jovens que já estão entendendo essa linguagem do cordel. Na nossa academia temos cordelistas diferenciados que usam textos mais tecnológicos dentro do cordel para que os jovens também possam acompanhar. ”, declarou Marcos.

Reconhecido em 2018 como Patrimônio Cultural Brasileiro, o Cordel alcança um público diversificado e que, segundo Marcos, vem se atualizando ainda mais para atingir o público jovem.

Sobre a Academia

Fundada na 8ª edição da Bienal, em setembro de 2017, a Academia Alagoana de Literatura de Cordel (AALC), surgiu a partir da iniciativa de cinco cordelistas que viram a necessidade de um movimento que pudesse representar a classe de modo coletivo. Atualmente a academia reúne 32 cordelistas, de diversos municípios do estado alagoano.

Promovem palestras, encontros e promovem uma orientação aos cordelistas iniciantes com o grupo “Talentos do Cordel”, auxiliando na construção dos textos e métricas da literatura.

À medida que a 10ª Bienal Internacional do Livro prossegue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, o estande da Academia estará próximo à Praça de Autógrafos Paraíso de Papel, atraindo os amantes das palavras e compartilhando a maravilha e a beleza dos versos rimados que moldaram a cultura brasileira.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS