Home / Notícias

Ainda dá tempo: escolas podem agendar participação na Bienal 2023

Inscrições seguem abertas até o dia 10 de julho e somente quem agendar terá terá acesso às atividades artístico-culturais do evento

Deriky Pereira – jornalista

Escolas podem agendar participação na Bienal 2023 (Foto: Acervo Bienal)

Seguem abertas até 10 de julho as inscrições para agendamento de escolas que desejam visitar a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O maior evento cultural e literário do estado, que será realizado entre os dias 11 e 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió, vai receber, por turno, cerca de 1.500 estudantes e professores, atendendo desde alunos do maternal até o ensino médio ou técnico, tanto de segunda a sexta como no sábado e no domingo.

“Teremos alunos de educação infantil a partir de 3 anos até aqueles da Educação de Jovens, Adultos e Idosos [Ejai]. Pela capacidade total do evento e as orientações, recomendações e segurança do público em geral, receberemos 30 escolas por turno, totalizando 90 escolas por dia e 900 escolas em 10 dias. Ou seja, quem não agendar durante a semana, a gente vai receber, inclusive, no sábado e no domingo”, reforçam Jorge André e Cristiane Honorato, da Comissão de Assessoria Pedagógica e de Interlocução com as Escolas.

Para esta edição, a comissão organizadora dividiu as inscrições em seis grupos, são eles: escolas particulares de Maceió, escolas do interior de Alagoas (sejam elas municipais, estaduais ou particulares), escolas estaduais de Alagoas, além dos campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a categoria grupos diversos que contempla associações, faculdades, Centros de Atenção Psicossocial (Capsi) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e escolas municipais de Maceió.

Escolas públicas municipais e estaduais

Os representantes das escolas municipais de Maceió devem ficar atentos: é que para realizar inscrição eles devem entrar em contato com a Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais (CGPPE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para informações adicionais, por meio do telefone: (82) 3312-5619.

Já os docentes que fazem parte das escolas estaduais de Alagoas devem buscar a direção da respectiva escola e junto com a Gerência Regional de Alagoas (Geres) para efetuar a inscrição. Além disso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AL) disponibilizou um e-mail para os representantes que também desejem mais esclarecimentos. O endereço é: bienal.seduc19@gmail.com.

Cabe reforçar que as escolas municipais e particulares do interior, no entanto, não se enquadram nestes respectivos critérios. Além disso, somente quem agendar é que terá acesso às atividades artístico-culturais do evento. Alunos de graduação, no entanto, não precisam fazer agendamento.

Próximo passo: escolher dias e horários para visitação

Agendamento garante acesso às atividades artístico-culturais do evento (Foto: Acervo Bienal)

Depois de acessar os respectivos sites de interesse, é preciso que os representantes das escolas selecionem os dias e horários que desejam para visitação. A divisão foi feita desta maneira para proporcionar que escolas dos mais variados segmentos possam visitar a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas sempre com o suporte da equipe do evento.

“Cada grupo ou escola poderá agendar apenas um dia e um horário na Bienal. Preencha os dados solicitados, finalize a inscrição e aguarde receber no e-mail informado o voucher de confirmação do agendamento. Todas as instituições, independentemente de ser grupo social, escola pública ou privada, deverão seguir o mesmo caminho, agendamento via link no site do evento”, disse Cristiane.

Termo de responsabilidade

Representantes das escolas também devem ficar ligados ao Termo de Responsabilidade disponível nas respectivas plataformas citadas acima. “Ao finalizar o agendamento, o responsável vai baixar esse Termo que deverá ser preenchido, assinado pelo diretor ou diretora da Escola, e encaminhado para o e-mail: visitasbienal.al@gmail.com em formato PDF ou imagem”, explicaram Cristiane e Jorge.

Esse mesmo endereço, inclusive, fica disponível para quem desejar tirar alguma dúvida ou esclarecimento sobre o processo do agendamento de escolas: visitasbienal.al@gmail.com.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS