Home / Notícias

Bienal terá pontos instagramáveis com muita cultura e interação

Ambientação do Centro de Convenções para o maior evento cultural e literário do estado foi projetada pela arquiteta Mirna Porto

Deriky Pereira e Rose Ferreira – jornalistas com fotos de Renner Boldrino

Mirna Porto assina ambientação da Bienal

Está chegando a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, cuja apresentação oficial foi feita na manhã da última quarta-feira (19) em um café da manhã para autoridades, patrocinadores e imprensa local no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Para este ano, a ambientação da Bienal tem a assinatura da arquiteta Mirna Porto e será trabalhada em cima do tema escolhido: Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade.

Logo na entrada do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o público vai se deparar com grandes painéis em reconhecimento a 24 grandes autoras e autores alagoanos, já falecidos, que deixaram legados incontestáveis, como Linda Mascarenhas, Dirceu Lindoso, Sávio de Almeida e Heliônia Ceres, inclusive com audiodescrição, em uma parceria com a Agência Tatu.

Entrada do Centro de Convenções terá totens com autores e autoras alagoanos já falecidos

Para que os visitantes possam acompanhar todos os detalhes, também será montado um grande painel de LED, logo na entrada do evento, com a programação do dia. Além desse recurso, vai ser possível consultar tudo que vai acontecer durante os 10 dias pelo site da Bienal, também acessível em Libras.

E, se você ama fazer fotos, pode também preparar a câmera, porque na Bienal haverá pontos instagramáveis e muito relevantes cultural e socialmente, como uma frondosa árvore de ferro com livros de cordel pendurados e uma maloca indígena surpreendentemente encantadora.

Painel de LED terá programação completa do evento no hall do Centro de Convenções

“Nesse espaço que chamamos de ‘Terra, a grande maloca’, teremos um piso espelhado que trará a sensação de a pessoa estar no centro da terra, em total conexão; e, por fora, ela será toda coberta com cerca de duas mil capas da revista Graciliano [doadas pela Imprensa Oficial], em uma referência à literatura”, explicou Mirna Porto.

E completa, de forma descontraída: “Eu quis fazer um espaço amplo, para as pessoas circularem à vontade, mas que, ao mesmo tempo, tivesse elementos que fossem destaque. Pra mim, foi uma grande alegria desenvolver esse projeto, porque a Sheila [Maluf] deixa a gente muito livre e a empresa responsável pela montagem também já está acostumada a executar minhas ideias não convencionais. Os visitantes ainda terão uma surpresa quando chegarem.”

Reprodução da Maloca Indígena chamada por Mirna Porto de ‘Terra, a grande maloca’

Clique aqui e veja como foi o lançamento oficial da Bienal 2023. Confira também mais registros desse momento especial no Flickr da Ufal.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS