Selecionados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 450,00; inscrições podem ser feitas até 7 de maio
Jacqueline Freire – jornalista
É estudante da Universidade Federal de Alagoas e tem vontade de trabalhar na Bienal? Pois já está disponível o edital que vai selecionar alunos que atuarão como monitores voluntários, cujas inscrições podem ser feitas até o dia 7 de maio. São 92 vagas disponíveis e quem for aprovado no edital vai receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 450,00.
Para se candidatar, o estudante deve ter disponibilidade integral para o cumprimento de carga horária de 60 horas, abrangendo encontros anteriores (destinados para os treinamentos) ao evento e realização do evento, que acontece de 11 a 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, no horário das 10h às 22h.
Para a inscrição, que deve ser feita pelo link, é preciso enviar um documento oficial de identificação com foto atual; o comprovante de matrícula atualizado; e o Histórico Escolar Analítico atualizado.
Processo de seleção
Das 92 vagas, 72 serão preenchidas por estudantes de graduação, dez por estudantes de Letras/Libras e as outras dez por estudantes da Escola Técnica de Artes (ETA). Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica inseridos em alguma modalidade de programa de assistência estudantil da Ufal (bolsa, auxílios e gratuidade no Restaurante Universitário, por exemplo) terão acréscimo na pontuação final.
A seleção será feita com base na análise dos documentos e na pontuação a partir dos comprovantes dos documentos complementares. Para os candidatos a Letras/Libras haverá ainda uma entrevista em Libras.
O resultado final será divulgado no dia 1º de junho.
Atribuições dos monitores
Os estudantes selecionados atuarão na recepção dos estudantes das escolas que visitam o evento, por meio do agendamento prévio; no acompanhamento e suporte à Comissão Organizadora, aos participantes e convidados do evento, de acordo com as atividades programadas em diferentes espaços do evento; nas atividades das subcomissões, entre outros.
Veja mais informações no edital.
Sobre a Bienal
Este ano, a 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas tem como tema Defender a vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade. O evento literário tem acesso gratuito e sem fins lucrativos, e é constituído de atrações voltadas para os mais diversos públicos, além de promover o acesso à leitura e à cultura em suas mais variadas possibilidades.
Sua estrutura é composta por feira de livros, lançamentos de novos títulos, oficinas, palestras, rodas de conversa, espetáculos de música, dança, teatro e outras expressões artísticas, contação de histórias, bate-papos com autores convidados, espaços de convivência e alimentação.
A Bienal de Alagoas é a única no país a ser realizada por uma universidade pública, e conta com o Governo de Alagoas como correalizador do evento, além de apoio do Sebrae, do Sesc e outras instituições. A coordenação da Bienal será feita pela professora Sheila Maluf.
Acompanhe também as redes sociais do evento: @bienalalagoas no Instagram e no Facebook e, agora, pelo site: https://sites.ufal.br/055385505d/