Já foram redigidas mais de 250 matérias e as redes sociais tiveram mais de 2 milhões de visualizações
Sandra Peixoto – jornalista com fotos de Renner Boldrino
Nos bastidores da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, equipes de diversas áreas se revezam para que o maior evento literário e cultural do estado aconteça. Mas para que a concretização deste trabalho chegue ao conhecimento do público, uma torna-se essencial: a de Comunicação que montou uma superestrutura de redação no Centro de Exposições com jornalistas, relações públicas, designers gráficos, fotógrafos e social media desde o dia 11.
“Pela grandiosidade que é um evento como a Bienal, não poderíamos trabalhar numa linha só. Temos o tradicional, como o repórter de texto, o fotógrafo e a rádio, porque isso gera as informações também para os outros veículos, sendo fundamental. Temos o site da Bienal com todas as informações e cobertura de tudo que está acontecendo aqui”, ressaltou Simoneide Araújo, coordenadora da comunicação da Ufal.
E o resultado não poderia ser outro: sucesso total! Até este sábado (20), já foram redigidas mais de 250 matérias no site do evento; fotos dos profissionais Mitchel Leonardo e Renner Boldrino são diariamente publicadas no perfil oficial do Flickr da Ufal; cobertura ao vivo com programação também diária na Rádio Ufal e sem contar o alcance das redes sociais digitais do evento que complementam o trabalho, ampliando ainda mais o conhecimento da sociedade sobre a Bienal 2023.
“Tivemos mais de dois milhões de visualizações nas nossas redes sociais. Só no Instagram, do início da Bienal até o dia 18 [de agosto], nós, praticamente, dobramos o número de seguidores; somos quase 30 mil só nas redes do evento”, destacou Simoneide Araújo, complementando que todo o trabalho é fundamental para informar o público e alimentar os veículos de imprensa com sugestões de pauta diariamente.
Outros números
E não para por aí! O site recebeu 40 mil acessos de usuários únicos e as redes sociais tiveram mais de 2 milhões de visualizações; 88,9 interações com o conteúdo, entre comentários, curtidas e encaminhamentos; 160 mil contas alcançadas (perfis individuais); 236 stories, quase 45 mil curtidas e 55 publicações no feed (fotos e vídeos) da rede social Instagram, que pode ser acessada a partir do endereço @bienaldealagoas.
“São números muito interessantes e que se refletem na quantidade de pessoas que estão vindo. É claro que a gente conta com o apoio de toda a imprensa. A Bienal esteve na mídia praticamente todos os dias. Neste sábado é o nosso penúltimo dia de Bienal. Estamos muito cansados, mas, ao mesmo tempo, já ficamos com aquele gostinho de saudade”, refletiu Simoneide que dividiu a coordenação de Comunicação do evento com a jornalista Márcia Alencar.
Paralelamente à redação, uma estrutura montada na entrada do evento trouxe a Rádio Ufal para a Bienal, dando oportunidade para estudantes do curso de Jornalismo. Acompanhe a Rádio por meio deste link.