Autora independente apresenta ao público seu segundo livro
Iara Melo – jornalista com fotos de Renner Boldrino
Na noite do último sábado (12), a Praça de Autógrafos Paraíso de Papel, dedicada a autores independentes, tornou-se palco de mais um lançamento durante a 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A escritora Enira Polido do Carmo, de 78 anos, lançou Diário de uma Vencedora, uma obra inspirada em suas memórias.
“Nesse livro eu conto as datas marcantes e momentos da minha infância. Falo também sobre como envelhecer, sobre como morar sozinha, como ajudar outras pessoas a gostar de ler. Fala muito sobre mim”, declarou a autora.
Entretanto, este não é o seu primeiro livro. Enira, aos 73 anos, escreveu sua primeira obra, Precisou Acontecer, que retrata sua jornada pessoal de luta contra a síndrome do pânico e a depressão, culminando em uma redescoberta por meio da escrita.
Com uma trajetória de vida marcada por desafios internos, Enira encontrou na escrita não somente uma forma de escapar de suas aflições, mas também de compartilhar suas experiências e inspirar outras pessoas que enfrentam situações semelhantes. Atualmente, ela faz parte da Academia Arapiraquense de Letras e Artes e também da União Brasileira de Escritores.
Sobre a autora
Natural da cidade de São José da Laje, município situado a 98 quilômetros da capital alagoana, Enira casou-se com José Pedro do Carmo, com quem teve duas filhas. Ela desenvolveu depressão e síndrome do pânico, que durante 20 anos a impediram de viver plenamente, mas encontrou na escrita sua cura.
Dona Enira enfatizou a importância da escrita e também que seus livros têm a missão de ajudar as pessoas que passam por essa mesma situação que viveu. “Eu não saberei viver sem escrever, quero seguir a minha jornada de escritora. Não tem idade para recomeçar, o meu primeiro triunfo foi ser mãe e o segundo foi, aos 73 anos, me descobrir escritora”, afirmou a autora.
A família de dona Enira estava presente nesse momento e reconheceu a importância de eventos culturais como a 10º Bienal Internacional do Livro de Alagoas: “Esse espaço que vocês disponibilizam para a arte, para cultura, para os autores independentes alagoanos é muito importante; é verdadeiramente um espaço de divulgação e reconhecimento ao trabalho”, comentou Edira Soares, filha da autora.
Sobre a Bienal
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas segue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural de Convenções Ruth Cardoso. Não deixe de acompanhar as novidades do evento no site e também pelas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil da Ufal no Flickr.