Produções científicas e acadêmicas levam o nome da Uneal para o mundo
Ascom Bienal com Priscila Anacleto – Ascom Uneal
A Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) lançou 30 obras durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar uma seleção diversificada de livros, abrangendo uma variedade de temas e gêneros. O lançamento ressaltou a dedicação da Eduneal em oferecer ao público obras de alta qualidade que enriquecem o cenário científico e acadêmico.
Entre as obras lançadas estão 12 e-books, frutos do Encontro Científico Cultural da Uneal. Segundo o coordenador do projeto, professor José Crisólogo, o Enccult é uma rede que, em 3 anos, já publicou 40 livros, não apenas de autores alagoanos, mas de todo o Brasil e outros países.
“Os livros virtuais têm um alcance mundial. Durante a pandemia, nossas publicações foram utilizadas pelos médicos da Fiocruz, e todo esse material pode ser usado para citações. Essa é a ideia: que a gente possa levar o nome da Eduneal cada vez mais distante”, disse Crisólogo.
Para os escritores que lançaram suas obras durante a Bienal, a emoção é indescritível. A professora Maria Betânia, autora do livro Doces Histórias e Encantos Acadêmicos, destacou a importância dessa parceria. “É a história da minha vida, minha trajetória. E lançar aqui na Bienal, junto com a Eduneal, foi um marco significativo”, disse ela.
O reitor em exercício da Uneal, Anderson Barros, enfatizou: “A Eduneal mais uma vez demonstrou sua excelência ao lançar 30 obras durante a Bienal. Essa parceria fortalece nosso compromisso conjunto de promover a cultura, a educação e o enriquecimento intelectual.”
Homenagem in memorian
O estande em homenagem à memória de Luiz Sávio de Almeida foi um local de destaque na Bienal, servindo como um espaço de reflexão sobre sua contribuição à cultura e à literatura.
As obras lançadas abrangem diversos campos do conhecimento, refletindo a diversidade de vozes e temas presentes na produção científica da Universidade. Para o diretor Renildo Ribeiro, isso aconteceu graças ao homenageado. “Sávio é genial e a genialidade dele nos contagiou. Nós estamos muito satisfeitos com o resultado, foi um grande sucesso”, salientou.
Outro destaque foi o relançamento do Manuscrito do Oco do Mundo, uma obra literária icônica de Luiz Sávio de Almeida, que despertou a atenção e o entusiasmo dos visitantes.