Ferramenta traz fotos antigas do estado e vem conquistando visitantes da Bienal
Fabiana Barros – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo
O estande do Arquivo Público de Alagoas (APA-AL), na 10ª Bienal Internacional do Livro, traz uma homenagem aos 62 anos de existência do órgão que preserva a história de Alagoas com documentos, fotografias e biblioteca. O espaço do Arquivo mostra um pouco da variedade do seu acervo, proporciona lembranças e aproxima a sociedade do órgão. Uma das atrações que os visitantes não devem perder é o Espaço Monóculos, com fotos antigas de Alagoas.
“[Os 100 monóculos expostos] trazem uma nostalgia, principalmente, para o público nascido nas décadas de 50, 60 e 70 que ainda alcançou os monóculos. Além de possibilitar aos jovens reconhecer um pouco de Alagoas por meio dessa ferramenta”, disse Wilma Nóbrega, diretora do Arquivo Público.
E a proposta lançada pelo órgão também foi aprovada pelo público. “Achei importante a abordagem para mostrar para os filhos como era antes. Além disso, os monóculos resgatam as memórias, inclusive as afetivas”, comentou a farmacêutica e também estudante de Arquitetura, Francine Cândido.
Outras atrações
Entre os espaços do estande, tem a cronologia dos governadores a partir do major Luiz Cavalcante até o atual gestor, Paulo Dantas. O espaço Alagoanidade evidencia uma homenagem in memorian aos professores Moacir Medeiros de Sant’Ana e Sávio de Almeida, que contribuíram com a história do estado.
Além desses, também é possível visualizar o mapa interativo que desperta o interesse dos visitantes em conhecer sobre cada município por meio de um imã. “Estamos conseguindo alcançar o nosso objetivo que é fomentar o sentimento de pertencimento e Alagoanidade em cada visitante”, afirmou. Wilma Nóbrega.
O Arquivo Público de Alagoas é um órgão do Gabinete Civil e funciona no bairro de Jaraguá, de segunda a sexta, das 8h às 14h. O agendamento é necessário apenas para quem vai pesquisar e em caso de visitação em grupo. Para agendar, basta entrar em contato pelo (82) 3315-7879.