Home / Notícias

Estande reúne a participação de mais de 20 academias alagoanas

Todos os dias participam da exposição de duas a quatro academias e sempre com lançamentos de livros

Fabiana Barros – jornalista com a colaboração de Deriky Pereira jornalista e foto de Renner Boldrino

Estande das Academias (Foto: Renner Boldrino)

Vinte e três academias se inscreveram e estão reunidas em um estande na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas para divulgar autores alagoanos. Esse é um dos 130 estandes expostos no evento. Neste sábado (12), as exposições e os lançamentos são referentes as academias de Letras de Maceió, Palmeira dos Índios e Pão de Açúcar.

Poesias, memórias, crônicas, livros didáticos, entre várias opções podem ser encontradas no estande. Obras de autores já consagrados, como Carlito Lima, Isvânia Marques, Pedro Onofre, entre outros, podem ser encontrados. “O objetivo é a divulgação dos autores alagoanos. Tem muita gente boa produzindo. Lembrando sempre que existe produção de qualidade”, afirmou Rita Coruripe, responsável pela recepção do estande.

Academia Alagoana de Educação

Por dia, os lançamentos e as exposições variam entre duas a quatro academias. No dia 17, por exemplo, a Academia Alagoana de Educação (Acale), coordenada pela reitora honorária da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea, concentrou sua programação com lançamentos e mesa-redonda temática.

A programação terá início às 10h com o lançamento do livro “Escatologia 1: Escatologia numa perspectiva eminentemente cristã”, escrito pelo acadêmico Everaldo Rodrigues. Logo mais, a partir das 14h, será a vez de Enaura Quixabeira lançar o livro “Lúcio Cardoso: paixão e morte na literatura brasileira”. Ambos os lançamentos serão realizados no próprio estande.

Em seguida, a partir das 16h, a Acale preparou uma mesa-redonda com o tema Raízes do Povo Alagoano, que contará com as presenças dos professores Aparecida Batista, Zezito Araújo, docentes aposentados também pela Ufal, além de Douglas Apratto, do Centro Universitário Cesmac. A ação será mediada pela reitora honorária da Universidade, Delza Gitaí.

Ainda como parte da programação da Acale na Bienal, às 20h, no estande da Academia, será realizado o lançamento de mais um livro: “91: O Salmo da Proteção”, escrito por Gabriel Soares.

Vale reforçar que toda a programação é aberta ao público, que não precisa pagar nada para entrar no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e acompanhar toda a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Não deixe de conferir as novidades no site e acompanhar as redes sociais: @bienaldealagoas. Estamos no Threads, Facebook e Instagram.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS