Home / Notícias

Estandes com linha editorial religiosa marcam presença na Bienal

Evento é um espaço democrático que respeita e defende a liberdade de escolha

Fabiana Barros – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é um espaço democrático e aberto para todas as idades, crenças, gêneros, povos. Trata-se do maior evento literário e cultural do estado que, em seus 130 estandes, conta com o livro como protagonista, mas também oferece produtos ligados à alimentação, papelaria, entre outros. As linhas editorias são plurais, inclusive no âmbito religioso, com editoras católicas, espírita, entre outras.   

A editora Paulinas tem um mix de produtos desde a literatura infantil, livros para formação de professores e livros religiosos, que é o carro-chefe. “Nossa missão é evangelizar. Evangelizar é levar todos os valores cristãos, humanos, de paz, de honestidade. Por isso, os produtos de Paulinas trazem os valores humanos, e a gente contempla toda a literatura que faz o ser humano crescer e encontrar seu espaço na sociedade”, afirmou a Irmã Aucilene de Moura, da Congregação das Irmãs Paulinas, comunidade em vários locais do mundo.

A Paulus Editora traz títulos nas seguintes áreas: infantojuvenil; educação; devocional; bíblico; catequese; liturgia; comunicação; educação; espiritualidade; filosofia; teologia, entre outros. O gerente da Livraria do Centro Espírita William Crookes, Anthony Victor Andrade, está com o estande Emmanuel que conta com livros da literatura espíritas, desde obras para quem está iniciando até livros para quem já conhece a doutrina.

Em média, o visitante encontra no estande Emmanuel cerca de 700 títulos de autores novos, como também dos tradicionais, a exemplo de Divaldo Franco, Chico Xavier, Haroldo Dutra. A editora está localizada na Avenida Siqueira Campos, no bairro do Trapiche, em frente ao cemitério Nossa Senhora da Piedade.

“O bacana daqui é essa diversidade da literatura, mostrando que somos todos iguais e cada um tem seu estilo de vida e sua forma de pensar”, afirmou Anthony.

Violência religiosa

Dados de janeiro deste ano, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, apontam que nos últimos dois anos, as denúncias de violência religiosa cresceram 45%.

No Brasil, desde dezembro de 2007, quando a Lei.11365 foi sancionada, o dia 21 de janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e o Dia Mundial da Religião. O intuito é conscientizar a população sobre o preconceito ainda existente contra diferentes crenças.

Sobre a Bienal

O público tem até o próximo dia 20 para conferir a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento é gratuito, aberto ao público e funciona das 10h às 22h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Cabe reforçar que você pode acompanhar as informações sobre o evento aqui no site e também nas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS