Apresentação interativa estimula a imaginação infantil e prende a atenção do público
Sandra Peixoto – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo
Uma apresentação dinâmica que interage com o público infantil e vai além da narração de histórias: faz com que as crianças se vejam na construção do enredo e as convida a refletirem sobre questões como a verdade e a conservação ambiental. Foi assim que Flora e Alecrim subiram juntos, pela primeira vez no palco do Teatro Gustavo Leite, para encantarem com o reconto O lenhador honesto, nesta terça-feira (14), durante a Bienal.
Flora e Alecrim são personagens criados e animados por Beth Miranda e Pierre Pellegrine, respectivamente. A sintonia deles vai além do palco, refletindo uma trajetória que começou quando se conheceram ainda estudantes e integraram o grupo de teatro da escola. De lá para cá são 30 anos de história na arte, trocando os diplomas universitários (ela, contabilidade; ele, licenciatura) por atividades relacionadas a artes nos palcos e nas salas de aula: “Hoje a gente não conta números, a gente conta histórias”, brincou Beth.
Ao longo da carreira, a dupla construiu um repertório de mais de 50 histórias. A apresentação de hoje foi uma releitura de um clássico do Livro das Virtudes, passando pelo cuidado de trazer para a história referências que compõem a realidade do público. Por isso, a construção conjunta.
“O estímulo vai muito da imaginação também. A gente lança o desafio da história para eles e vai tentando trazê-los também para esse universo, identificando eles com a história da família, dos filhos, do lenhador. Então tudo isso traz um pouco da referência do conteúdo deles para a realidade da história também”, explicou Pierre.
“Quando a gente coloca eles para interagir, a gente pega a atenção deles. O pensamento da gente tem uma tendência a se perder, mas quando você está ali contando e busca essa interação, puxa eles para estar sempre em estado de alerta para a história”, complementou Beth Miranda.
Apresentação para toda a família
O tempo de estrada traz algo gratificante: as crianças espectadoras de ontem trazem seus filhos para assistirem as apresentações de Flora e Alecrim hoje. Mas não são apenas as crianças que se encantam com o universo lúdico: a dupla tem um público bem diverso e conta história para todas as idades. Além das apresentações no teatro, é possível vê-los circulando pelos corredores da Bienal.
Ao total, serão 15 apresentações de Flora e Alecrim nesta edição. Acompanhada da mãe Larissa Oliveira e de seu irmão Pedro, de 6 anos, a estudante Liz Oliveira acompanhou a apresentação e, em uma palavra, resumiu o que o sorriso transmitia: ‘legal’. A mãe os trouxe para a Bienal para que seus filhos pudessem vivenciar a experiência que ela também, pois quando criança, seus pais costumavam trazê-la à Bienal.
Estudantes aprovam apresentação
A importância do evento também é reconhecida por profissionais da Pedagogia que acompanham os estudantes na visitação de escolas. Uma delas é Fernanda Gomes, coordenadora pedagógica do Colégio IEP, de Maceió, que veio com um grupo de 50 alunos na faixa de 6 a 10 anos. De acordo com ela, a participação não fica restrita a visita à Bienal.
“Esses estudantes vão relatar através de desenhos e de produção de texto, o que eles vivenciaram aqui na Bienal. Nós também temos um projeto literário que é anual e trabalhado em nível por turma, culminando em peças teatrais”, destacou.
A apresentação também foi acompanhada por alunos do interior de Alagoas. Um dos grupos foi trazido pela pedagoga Elaine Vitorino, do Educandário Olímpia, de União dos Palmares. “Ao longo do ano, trabalhamos o Projeto Leitura junto com alunos do 4º e 5º anos. São ações de estímulo à leitura e à cultura. Quando coincide com o ano da Bienal, sempre trazemos os alunos destes anos, os últimos que estudarão conosco”, afirmou Vitorino.
Sobre a Bienal
A Bienal do Livro de Alagoas tem entrada franca e segue com programação variada até o dia 20 no Centro de Convenções de Maceió. Confira as novidades do evento no site e também pelas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.