Artesã alagoana cria arte a partir da cabaça, madeira, couro, palha; a gaiola faz parte do atrativo do local
Fabiana Barros – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo
A gaiola, comumente, é utilizada para manter pássaros presos, certo? Não para a artesã alagoana Cristiana Costa (Coisas da Cris). Empresária há sete anos, ela trouxe um diferencial para o estande na Bienal de Alagoas: uma gaiola com várias mensagens que são retiradas, após a compra do cliente. A proposta da artista é transformar o amor em artes criativas para as pessoas.
Peças de cerâmica, de madeira, chaveiro, marca página, lixeiro para carro, estojo, porta-lápis, porta-livro e muito mais produtos. “Quando vem o dom, quando vem a arte e que eu vejo que dá para eu colocar, uso a matéria-prima como cabaça, madeira, couro, palha. Vai da criatividade”, afirmou Cris.
Sem dúvida, o item que é o “queridinho” dos visitantes no estande Coisas da Cris são as plaquinhas criativas que levam charme para qualquer ambiente. Outro item que chama atenção, mas que não está à venda, é a gaiola produzida pela artesã.
Segundo Cris, a proposta é mostrar a cultura com as palavras como cordel, palavras bíblicas, motivadoras. “A pessoa compra qualquer peça e tira uma palavra, ou seja, liberta uma palavra e aí essa palavra fica liberta para ajudar a nossa cultura e a empreendedora”, explicou a empreendedora.
Canetas personalizadas
No estande Máxima – Canetas Personalizadas, os visitantes podem encontrar diversos produtos de papelaria, desde o infantil até a caneta adulta. São canetas personalizadas, de metais, de plásticas e infantis. Além de marcadores de textos, colares para crianças. O estande é de Florianópolis (SC) e soube da Bienal ao participar de outros eventos pelo país.
Os produtos variam de R$ 5 e tem preço máximo de R$ 70. Segundo o proprietário, Matheus Monteiro, em mais dois dias de vendas, o estande vai superar o resultado comercial da Bienal de 2019. A empresa entrega para todo o Brasil. Mais informações podem ser vistas no perfil do Instagram.
Souvenirs literários
Botton, ímã de geladeira, porta-copos, marcadores de páginas, ecobags, xícaras e mais itens relacionados ao mundo jovem, geek e literatura. São alguns dos produtos encontrados no estande Guarderia – souvenirs literários de Fortaleza (CE). A proposta do estande é atender o formato da Bienal e que o público se sinta acolhido no estande.
Além da loja virtual, a Guarderia – souvenirs tem lojas colaborativas. O empreendimento participa de diversos eventos, a exemplo de feiras, em todo Brasil.
A Bienal
O público tem até o próximo dia 20 para conferir a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento é gratuito, aberto ao público e funciona das 10h às 22h. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis aqui no site e também nas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.