Home / Notícias

Imprensa Oficial promove interatividade e difusão da literatura

Objetivo da editora é preservar, manter registrada e viva a cultura e a memória de Alagoas

Jamerson Soares – jornalista com fotos de Renner Boldrino

Estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos

O visitante da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas já deve ter se admirado ao ver a intrigante beleza da Maloca revestida de duas mil revistas, ou deve ter feito uma foto com os seus amigos e família na cabine fotográfica, como também percebido, em um dos lugares mais altos da estante, o livro de receitas da Mãe Neide, o Wa Jeun: Sabores Ancestrais Afro-Indígenas.

Essas e outras atrações estão sendo promovidas no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, localizada próximo a entrada do Centro de Convenções. Segundo a assessora de comunicação e coordenadora do estande, Myllena Diniz, estão sendo expostos e à venda mais de cem títulos publicados pela editora, com um acervo genuinamente repleto de autores alagoanos. Desses, 30 são livros novos que estão sendo lançados durante o evento.

“Estamos trazendo grandes clássicos da nossa literatura do passado, mas também nossa literatura do presente, autores que ainda eram desconhecidos, mas que têm um potencial enorme. Além disso, a gente tem edições em parceria com a Edufal, Fapeal, as coleções Raízes e Legado, e de ilustrações Coco de Roda, em que a gente faz um resgate da memória da cultura de Alagoas. Temos publicações que são frutos do trabalho de mestrados. Há também uma obra que homenageia Luiz Sávio Almeida, que também foi coordenador da Imprensa Graciliano Ramos”, destacou Myllena.

Ainda segundo ela, há diversos tipos e gêneros de livros, como fotografia, antropologia, ficção, memoriais e coleções femininas, que reúne sete livros de mulheres escritoras alagoanas: Ana Araújo, Mãe Neide, entre outras. Há também relançamentos e reedições, como as obras de Maria Luisa Moraes, Heliônia Ceres e Anilda Leão.

“O objetivo da gente aqui é esse: preservar, manter registrada, viva, a cultura e a memória de Alagoas. O público tem dado uma resposta positiva em relação a isso, e a para a gente é um resultado bastante significativo. A gente tem superado as expectativas e o nosso comercial tem tido um retorno além do esperado. Estamos muito felizes”, concluiu.

Interatividade

Além de todo o acervo literário, há exposta na frente do estande uma loja virtual, onde o público pode realizar comprar online do material da Imprensa, escolhendo receber em casa ou retirando do próprio estande. Os visitantes também têm a oportunidade de levar para casa fotos em forma de marcador de página por meio de uma cabine fotográfica: isso mesmo, a pessoa faz a foto e ela sai na hora.

Outra atração interessante do estande é o ambiente de vídeo 360°: o visitante sobe em um pequeno tablado redondo, fica no centro do local e faz poses e reações, enquanto um suporte com um celular grava a pessoa em círculos.

Sobre a Bienal

A décima edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas continua marcando vidas e compartilhando memórias por meio da difusão literária e cultural no estado. O evento segue acontecendo até o dia 20, com diversas atrações, shows, apresentações culturais, exposições, vendas e trocas de livros, no Centro de Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Confira as novidades do evento no site e também pelas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS