Iniciativa tem como tema “Solução Para a Poluição Plástica”; inscrições podem ser feitas até 18 de setembro
Mariana Lima – jornalista com fotos de Renner Boldrino
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) aproveitou a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas para lançar oficialmente, nesta quinta-feira (17), a edição 2023 do Concurso de Fotografia Ambiental com o tema “Solução Para a Poluição Plástica”. Esta não é a última novidade que o IMA traz à Bienal: no sábado (19), haverá o lançamento do livro “Flora de Alagoas”, um catálogo atualizado dos espécimes que fazem parte dos biomas do estado, na sala Siriguela, a partir das 10h.
Voltado para fotógrafos profissionais e amadores de Alagoas ou radicados no estado, o 7º Concurso de Fotografia Ambiental conta com premiação em dinheiro aos vencedores e publicação em catálogo das fotos de todos os vencedores e finalistas. Além disso, para participar é preciso inscrever uma fotografia inédita, tirada entre junho de 2022 e setembro de 2023, que não tenha sido publicada e que não esteja concorrendo em outras premiações.
O edital e mais informações podem ser encontradas no site do IMA, em “Publicações”.
IMA na Bienal
Enquanto evento agregador de diferentes públicos e uma incrível gama de estudantes em diferentes graus de escolaridade, a Bienal é um momento bastante rico para difundir a educação ambiental e divulgar o trabalho executado pelo Instituto e o que ele pode ofertar aos alagoanos, de serviços a diferentes tipos publicação.
“A Bienal do Livro é um evento de alcance muito grande, por isso é um prazer imenso para o Instituto do Meio Ambiente estar aqui conversando com a academia e com a sociedade, para que possamos nos engajar todos na preservação do meio ambiente, tendo em vista que esta é uma responsabilidade difusa, cabe a todos e não só ao poder público”, explicou Ivens Leão, diretor-executivo do IMA.
Desta forma, estão sendo divulgados os aplicativos “IMA denuncia”, para facilitar a informação de infrações e crimes ambientais garantindo o anonimato das denúncias enviadas, e o “Nossa Praia”, que informa sobre a balneabilidade das praias de Alagoas, apontando as regiões seguras ou não para banho.
Outros serviços
No site do Instituto é possível acessar gratuitamente no formato de e-book diferentes tipos de publicações, desde livros sobre fauna e flora, sobre as Unidades de Conservação (UC) – apresentando todas as 105 UCs nos 102 municípios alagoanos –, catálogos das edições anteriores do Concurso de Fotografia Ambiental e muito mais.
Além disso, os consultores ambientais podem apresentar e dar orientações sobre o funcionamento do órgão: licenciamento ambiental, fiscalização, educação ambiental e até ponto de entrega de óleo de cozinha usado para produção de sabão. O IMA funciona no 2º e 3º andar do Shopping Cidade, situado no bairro do Farol.