Antropólogo, professor e pesquisador marcará presença no maior evento cultural e literário do estado em agosto
Deriky Pereira – jornalista
O antropólogo, professor e pesquisador Kabengele Munanga é mais um nome confirmado na programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O maior evento cultural e literário do estado será realizado de 11 a 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.
Brasileiro por naturalização desde 1985, Munanga nasceu na República Democrática do Congo, onde se graduou em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo entre 1964 e 1969. Lá, iniciou sua carreira na docência e pouco tempo depois bolsa de estudos do governo belga (OCD) para iniciar sua pós-graduação naquele país.
Entre 1975 e 1977, com bolsa concedida pela Universidade de São Paulo (USP), concluiu seu doutorado na USP em Ciências Humanas com área de concentração em Antropologia Social. Foi na USP, inclusive, onde ele fez sua maior jornada na academia – de 1980 a 2012 – de onde se aposentou como Professor Titular, atuando principalmente nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira.
Em sua trajetória, o antropólogo já recebeu vários prêmios e títulos honoríficos, entre os quais: a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, pela Presidência da República Federativa do Brasil (2002), Homenagem como Decano em Estudos Antropológicos, pelo Departamento de Antropologia da USP (2008), o Prêmio Benedito Galvão, da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo e o Troféu Raça Negra (ambos em 2012), o Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco do Ministério Das Relações Exteriores, Palácio do Itamaraty (2013).
É autor de mais de 150 publicações dentre capítulos de livros, artigos científicos e livros, tais como: Negritude: usos e sentidos (1986), Rediscutindo a mestiçagem no Brasil (1999), O negro no Brasil de hoje (2006), Origens Africanas do Brasil Contemporâneo (2007), Africanidades e brasilidades: culturas e territorialidades (2015) e o mais recente, Arte afro-brasileira: O que é isso? (2023).
Sobre a Bienal
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.
Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.