Grupo Vale dos Artistas quer aproveitar o momento agregador do evento para mostrar a produção artística local
Mariana Lima – jornalista com fotos de Renner Boldrino
A união faz a força em um estande na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Ao menos, foi o que 23 artistas independentes fizeram para marcar presença no maior evento literário do estado. Quadrinistas, ilustradores, artesãos e autores independentes foram reunidos e organizados com auxílio da Associação Alagoana de Cultura Nerd (AACN) e ocuparam o estande nº 124, batizado como Vale dos Artistas.
Divididos em duas escalas, para que todos possam ter contato com o público e apresentar seus produtos, o grupo conta com criativos que já expuseram em Artists Alley (ou Beco dos Artistas) em eventos como CCXP e Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ). Alguns são figuras conhecidas no circuito nacional, como Rodrigo Catraca, Pablo Casado, Jean Lins e José Ramiro.
“Expusemos na Bienal passada no Beco dos Artistas que a Pinacoteca organizou na programação. Esta edição não ia contar com um espaço parecido, mas não poderíamos perder a oportunidade, então nos reunimos, fizemos uma vaquinha e, com ajuda da Associação, contratamos o estande como expositores”, revelou o ilustrador Rodrigo Catraca.
A proposta do grupo é aproveitar o momento agregador da Bienal para entrar em contato com o público e mostrar a produção artística local, que também conversa com a produção literária. “O Pablo já ganhou um prêmio e hoje a HQ dele, Mayara e Anabelle, é publicada pela Conrad, uma grande editora nacional. Temos pessoas muito criativas em Alagoas que o público merece conhecer mais”, incentivou Rodrigo.
E ele disse mais: “Alagoas é o único estado do Nordeste com uma associação de cultura nerd, por isso nós tomamos essa frente”, completa Rodrigo Catraca, que também é vice-presidente da AACN. Mais detalhes sobre os artistas expositores e seus horários durante a Bienal podem ser encontrados no perfil da AACN no Instagram.
Não deixe, também, de conferir as novidades no site e acompanhar as redes sociais: @bienaldealagoas. Estamos no Threads, Facebook e Instagram. As fotos oficiais da Bienal podem ser vistas no perfil do Flickr.