Home / Notícias

Mundo Leitura traz para a Bienal obras inspiradas na cultura caeté

Grupo defende a formação de crianças e educadores como mediadores de leitura

Sandra Peixoto – jornalista com Mitchel Leonardo

A jornalista Claudia Lins (Foto: Mitchel Leonardo)

Apresentar outros olhares sobre a nossa cultura, sobre a nossa diversidade brasileira e nordestina e, nesse processo, contribuir para a formação de novos leitores são alguns dos objetivos da Mundo Leitura Editora e Livraria. Com foco no público infanto-juvenil, seus livros costumam agradar os leitores pela união entre conteúdo, ilustrações e qualidade editorial e estarão expostos até o próximo domingo (20), no estande da editora na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A entrada é franca.

Esta é terceira vez consecutiva que a editora participa da Bienal, mas antes mesmo de sua fundação, sua idealizadora, a jornalista Cláudia Lins, já lançava livros como autora independente e com o selo editorial Passarada. Por isso, calcula que seja a sexta ou sétima participação neste que é o maior evento literário de Alagoas. Nesta edição, entre os lançamentos que o público poderá acompanhar estão Caeté engoliu a noite, Lá vem o barco, Enquanto Mamãe Cabra não vem e O sonho da floresta.

Caeté engoliu a noite fala dos nossos originários, nossa memória Caeté. Eu sempre procuro, no meu trabalho de formação de leitor e de criação literária, olhar para o que Alagoas tem de belo e que vai além da praia, dos monumentos, do que for instagramável. Alagoas tem uma cultura riquíssima e que a gente pode explorar infinitamente”, enfatizou Cláudia.

Cláudia, inclusive, aproveitou a oportunidade para declarar sua paixão pelo estado que escolheu para morar. “Sou uma carioca alagoana. Estou aqui há 27 anos e acho que olho para Alagoas muito mais que muitos alagoanos. Amo dizer que sou alagoana”, frisou a jornalista.

Dividindo o espaço outras três editoras (a Lua Azul, também alagoana; a IMEPH, do Ceará; e a Telos, de São Paulo), a Mundo Leitura apresenta sua produção focada em Alagoas e defende a formação de crianças e educadores como mediadores de leitura, pois serão eles que irão inspirar, no futuro, outras pessoas a lerem.

Quem passar pelo estande da editora poderá conferir seus títulos, a exemplo o Diário do andar pelo mundo e o Menino Pássaro, livros que falam da cultura afro-brasileira e dos quilombos de Alagoas, ou conhecer os títulos das editoras parceiras, como a coleção de reconto de histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel ambientadas na cultura afro-brasileira ou a história de Zumbi dos Palmares e de Dandara contadas por meio do gênero do cordel.

Programe-se que ainda dá tempo de acompanhar lançamentos e sessões de autógrafos:

Quarta-feira (16)

16h às 18h – Lançamento do livro Enquanto Mamãe Cabra não vem

Sessão de autógrafos com as autoras Daniela Torres e Cláudia Lins (Edições Lua Azul)

Quinta-feira (17)

15h30 às 17h30 – Sessão de autógrafos com os autores Tiago Amaral e Pedro Lucena

Livros: Filho de peixe peixinho não é, A casa da reinação, A fantástica sopa de Bob e Marina Traquina

Sexta-feira (18)

18h às 20h – Lançamento dos livros Caeté engoliu a noite, Lá vem o barco! e O sonho da floresta

Sessão de autógrafos com os autores Breu da Selva e Cláudia Lins (Mundo Leitura Editora e Lua Azul)

Sábado (19)

10h30 às 12h – Lançamento do livro Enquanto Mamãe Cabra não vem

Sessão de autógrafos com as autoras Daniela Torres e Cláudia Lins (Edições Lua Azul)

15h30 às 17h – Lançamento dos livros Caeté engoliu a noite, Lá vem o barco! e O sonho da floresta

Sessão de autógrafos com os autores Breu da Selva e Cláudia Lins (Mundo Leitura Editora e Lua Azul).

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS