Momento de bate-papo e autógrafos marcou presença da autora no evento oito anos depois de sua primeira visita
Iara Melo – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo
Oito anos depois de sua primeira participação na Bienal de Alagoas, a escritora Paula Pimenta retornou ao maior evento cultural e literário do estado na tarde deste sábado (12). O momento reuniu amantes da literatura e admiradores da autora para um bate-papo descontraído e por fim uma sessão de autógrafos.
Conhecida por suas obras voltadas ao público jovem, Pimenta cativou a plateia com sua simpatia e carisma. “Tenho muitos leitores aqui, antigos até, desde o começo. Estava muito ansiosa para revê-los”, afirmou a autora.
Durante o bate-papo, a escritora compartilhou insights sobre seu processo criativo, as inspirações por trás de seus personagens e os desafios enfrentados ao longo de sua carreira literária e, agora, cinematográfica.
Os fãs presentes não esconderam a empolgação ao interagir com a autora. Perguntas sobre seus livros mais populares, como a série “Fazendo Meu Filme”, e seu impacto na vida dos leitores foram abundantemente feitas, resultando em momentos de emoção e identificação mútua.
“Eu falo que eu sou muito adolescente de alma, eu nunca deixei totalmente de ser adolescente, então é uma coisa natural escrever para esse público, é muito gostoso e eu tenho muito mais ideias de história para esse público”, comentou Paula.
E às vésperas do Dia dos Pais houve um depoimento emocionante de Lucas Amaral que agradeceu à autora por suas obras. “Desde criança incentivamos o hábito de leitura com minha filha. Isso ajudou muito no crescimento intelectual”, declarou Lucas.
Um dos pontos altos do bate-papo com a autora foi a leitura do trecho de seu novo livro “Minha vida fora de série 5”, em primeira mão na Bienal. Para surpresa de todos a nova personagem do livro é natural de Alagoas, uma homenagem que levou o público ao êxtase. “Eu me emocionei muito quando ela leu um trecho do livro”, afirmou Lívia Maria, de 18 anos.
Logo após esse momento houve a sessão de autógrafos. Fãs de todas as idades aguardavam ansiosamente para terem seus livros autografados pela autora. Ao todo foram distribuídas 200 senhas para esse momento.
Sobre a autora
Paula Pimenta é natural de Belo Horizonte e em 2001 lançou a sua primeira obra, o livro de poemas Confissão. Ela sempre gostou de escrever – ela diz que seus livros são ‘cor de rosa’. Por conta dessa preferência, a escritora fez faculdade de jornalismo e logo se transferiu para o curso de Publicidade, no qual se formou.
Também estudou Música na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Teatro, na Companhia de Teatro, além de ter dado aulas de violão e técnica vocal por vários anos. Desde o início de sua carreira, já escreveu mais de 20 títulos, possui mais de dois milhões de exemplares vendidos e teve suas obras publicadas em países como Espanha, Itália, Portugal e toda a América Latina.
Sobre a Bienal
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas segue até o domingo, dia 20, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural de Convenções Ruth Cardoso. Não deixe de acompanhar as novidades do evento no site e também pelas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.