Na Bienal do Livro de Alagoas, não tem idade para voltar a ser criança
Janaina Farias – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo
Eles te fazem sorrir, te divertem e ainda encantam. Os personagens infantis que circulam durante todo o dia na Bienal Internacional do Livro de Alagoas chamando a atenção das crianças, jovens e adultos fazem todo a diferença, porque reúnem literatura, resgatam histórias e brincam a com imaginação estimulando o hábito pela leitura.
Personagens como a boneca Emília, palhacinhos superdivertidos Beijoquinha e Pimentinha, além de príncipes e princesas. Esses são alguns dos personagens que leva interação, animação proporcionando uma energia diferenciada contagiando o público de todas as idades.
A palhaça Pimentinha é uma das personagens mais antigas presentes na Bienal. Ela diz que a ideia é trazer personagens tanto da literatura quanto do imaginário. “A ideia é fazer uma bagunça boa e ajudar ao mesmo tempo na logística que às vezes fica cheio demais, e acaba tendo congestionamento, nesse momento ajudamos bastante”, contou.
Os personagens acabam ajudando até na organização do evento. “Ontem eu tive que parar o trânsito pra poder ajudar as escolas passarem, então essa é a ideia, fazer uma baguncinha animada e, ao mesmo tempo, tentar organizar o evento”, explicou a palhacinha.
Simpatia e carisma
Simpático e carismático o palhacinho Beijoquinha, exala carisma e alegria. “Estou aqui na Bienal para levar alegria, tirar sorrisos das pessoas”, disse ele, complementando que, no primeiro dia, fez fotos com bebês, adultos e até com um grupo de idosas. “Esse trabalho é maravilhoso”, destacou ele.
O príncipe e a Rapunzel ainda desertam nas pessoas aquele encanto. “Somos muitos acolhedores, muito procurados pelas crianças, porque eles têm em mente o mundo do príncipe e princesa dos contos infantis. Isso sempre mexe muito com a imaginação, mas a gente tem público de todas as idades e conseguimos encantar a todos”, contaram os personagens.
A boneca Emília, personagem da obra do sitio Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, não passa despercebida de jeito nenhum. “Estou aqui na Bienal pra também recordar o pessoal um pouco do Monteiro Lobato, do Sito do Picapau Amarelo, e falar um pouco do livro de Monteiro Lobato”, afirmou.
A mamãe do pequeno Lucas, Cris Tenório, disse que o filhote já conhece a boneca Emília e curtir bastante. Até o próprio Lucas fez questão dizer que conhece a boneca dos desenhos.
Horário da participação dos personagens
O que todos personagens têm em comum é a essência da energia, o entretenimento e a responsabilidade de levar informações importantes bem como orientação para todos os públicos.
Para aqueles que querem conhecer de perto os personagens se liga na programação: pela manhã estão palhacinha Pimentinha e a boneca Emília que ficam das 10h às 14h; pela tarde poderão encontrar das 13h às 17h o príncipe e a princesa.