Grupo retorna a Maceió para difundir a boa poesia espalhada por todos os cantos do país e lançar primeiro livro de integrante na quarta-feira (16)
Mariana Lima – jornalista com fotos de Renner Boldrino
Sempre foi o sonho da poeta alagoana Aline Romariz juntar pessoas se completavam na poesia e que se dispusessem a andar pelo país colhendo e passando informações, espalhando a palavra de bons autores por todo o país. Assim surgiu o Portal do Poeta Brasileiro, grupo de poetas que volta à Maceió para a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com direito até a lançamento de obras na programação.
Ocupando o estande 24 no Centro Cultural e de exposições Ruth Cardoso, o grupo tem 12 anos de estrada e agrega mais de mil poetas de vários estados que se reúnem duas vezes por ano em eventos literários. Assim, fazem pouso pela segunda vez na Bienal em Maceió – a primeira foi em 2011, quando ainda apresentavam sua proposta ao público – e vão receber dez integrantes de São Paulo, Minas Gerais e, claro, Alagoas.
“O mineiro Tin Tin Alves e o alagoano João Gomes de Sá são consagrados cordelistas inseridos no contexto cultural de São Paulo. Marilene Teubner, Liz Rabello e Sandra Ribeiro são paulistas e ‘encantadoras de histórias’. Também de São Paulo são Karen Rodrigues, Maria Teresa Moreira, a poeta peregrina, e o jovem poeta André Gandolfo. E eu, Aline Romariz, que sou alagoana, morei muito tempo em São Paulo e há pouco retornei”, contou Aline, presidente do grupo.
Além da difusão da arte e cultura, o grande propósito do grupo é valorizar escritores e poetas ainda em vida, fomentando e incentivando o trabalho uns dos outros. “Somos trabalhadores incansáveis e certos da dimensão que nossa arte pode atingir e tomar caminhos outros em prol da cultura de nosso povo”, revelou.
Lançamento de livro
Além de anfitriã, Aline tem outro papel importante nesta Bienal: ela vai lançar seu primeiro livro, “Aorta – Quase tudo que em mim pulsa”, pela Editora Iluminatta, na quarta-feira (16), às 16h, no stand do Portal do Poeta Brasileiro.
“É meu primeiro livro, um pequeno conglomerado dos poemas que fui escrevendo ao longo de alguns momentos da minha vida. Estou muito feliz de lançar esta obra em minha terra. Um livro é sempre especial e vou receber pessoas que gostam da minha poesia em casa. Só isso é muito especial”, disse Aline Romariz.
Não deixe de acompanhar as novidades do evento no site e também pelas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.