Home / Notícias

Quilombada promove lançamentos de obras alagoanas durante a Bienal

(Com)Versos, do servidor público Henrique Alencar foi um dos livros lançados neste domingo (13)

Jamerson Soares – jornalista com fotos de Renner Boldrino

Henrique Alencar lança o livro (Com)Versos

O maior acervo de literatura alagoana, o Quilombada, está com um estande exclusivo e repleto de novidades sendo lançadas durante os dias da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Neste domingo (13), houve o lançamento do livro (Com)Versos, do servidor público e poeta, Henrique Alencar.

De acordo com Henrique, os 52 poemas que compõem o livro falam sobre o seu dia a dia, a brevidade do tempo e a sua relação com as memórias familiares. “A vontade de lançar o livro já vem de um tempo, porque a vida toda gostei de ler, ouvia poesia, escutava meu avô recitando memórias. Ele recitava Augusto dos Anjos, Cabral, e isso me incentivava. Desde pequeno eu escrevo. Então, este projeto que está sendo lançado agora é o resultado de uns quinze anos atrás”, explicou o autor.

A filha de Henrique foi quem fez a capa do livro

A filha do servidor foi quem fez a capa do livro. Mariana Gomes, de 15 anos, é estudante e se inspirou na música Exagerado, de Cazuza, para fazer o desenho. Ela ainda contou que se sente muito feliz de estar participando deste momento, especialmente por ser no Dia dos Pais.

“Esse desenho foi do trabalho de artes que era pra interpretar a música do Cazuza, e eu fiz inspirado na música. Li o livro todo também e isso me inspirou. Meu pai sempre gostou de compartilhar os versos. Muita coisa é relacionada à minha mãe e também para mim. Estou bem feliz”, contou a estudante.

Sobre a Quilombada

Segundo o responsável pelo acervo da Quilombada, Sebastião Medeiros, o estande conta com mais de 500 títulos de autores alagoanos e com uma vasta programação de lançamentos, sendo mais de 100 obras de várias editoras, como a do Centro Universitário Cesmac, a Viva e a Performance, que estarão expostos no local.

“Não temos Bienal há mais de três anos e nesta edição as pessoas estão comparecendo bastante. Está sendo um sucesso para os livreiros, as editoras e livrarias, e isso é muito bom. A gente está fazendo aqui atividades de lançamentos de livros, sessão de autógrafos e comercialização de obras literárias. É uma livraria virtual que abriga e que participa de todos os eventos, seminários, palestras e acervos alagoanos”, disse Sebastião.

Vale reforçar que toda a programação é aberta ao público, que não precisa pagar nada para entrar no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e acompanhar toda a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Não deixe de conferir as novidades no site e acompanhar as redes sociais: @bienaldealagoas. Estamos no Threads, Facebook e Instagram. As fotos oficiais podem ser vistas no perfil do Flickr.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS