Home / Notícias

Renan Inquérito estará presente na 10ª Bienal de Alagoas

Rapper lançou álbum para crianças com grandes nomes da música popular brasileira

Deriky Pereira – jornalista

Renan Inquérito (Foto: Divulgação)

O rapper Renan Inquérito é mais um nome confirmado na programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento, que tem como tema Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade, será realizado entre os dias 11 e 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió, e contará com a participação do paulista de Nova Odessa que já tem mais de 20 anos de carreira.

Recentemente, Inquérito lançou Abrakbça, um álbum de hip hop para crianças que reuniu grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB) como Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhoto, Maria Rita, Emicida, além de contar com a participação do grupo O Teatro Mágico e de um coro encorpado com vozes de diversas crianças.

O álbum conta com dez faixas feitas com mix de instrumentos eletrônicos, acústicos e até de brinquedo e, com este projeto, Renan faz um passeio lúdico criado por um MC mágico e encantador de palavras fazendo uma conexão entre o hip hop e a criatividade das crianças. A apresentação, inclusive, é uma homenagem à importância do ritmo enquanto movimento social e cultural.

Ouça aqui o álbum Abrakbça.

Sobre Renan Inquérito

Sua caminhada teve início em 1999 quando decidiu montar um grupo de rap no interior de São Paulo. A partir daí, ele começou a colecionar microfones, megafones, canetas, livros e muitos outros elementos que contribuíam para suas rimas ganharem força, voz e o mundo – já que tudo ia saindo do papel e ganhando o público.

“Eu sou um MC, sou mestre pela academia, mas sou mestre sem cerimônia nenhuma. E sou mestre de classe também porque sou professor. Então a minha carreira mistura tudo isso”, disse ele, entre risos, em entrevista ao jornalista João Pitombeira do portal TH Mais.

Com pouco mais de 20 anos de carreira, já lançou “Corpo e Alma” (2014), “Tungstênio” (2018) e “Dia dos Pais 2.0” (2019), por exemplo. Também lançou “i(SOL)lamento” (2020), seu oitavo álbum com nove faixas e fruto das experiências vivenciadas pelo artista no período do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

Poeta, professor, mestre e doutor do som. Assim também podemos definir Renan Inquérito que fez parte de diversos movimentos de rap no Brasil enquanto trilhava sua caminhada pelo universo acadêmico. Fez oficinas em escolas, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e demais instituições do gênero e sempre com a intenção de mostrar a todos que o conhecimento é uma ferramenta de transformação.

Veja mais sobre o artista clicando aqui.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS