Home / Notícias

Robô Edu é a principal atração do estande do Sesi na Bienal

Tecnologia avançada da unidade propõe um ensino alinhado às necessidades do mercado

Fabiana Barros – jornalista com fotos de Mitchel Leonardo

Robô Edu é a principal atração do estande do Sesi na Bienal

Conectado com o presente e o futuro, o estande do Sesi atraia a atenção dos milhares de visitantes da 10ª Bienal Internacional do Livro. Sem dúvida, a grande estrela do espaço é o Edu, um simpático robô que dança e se apresenta. Edu encanta desde crianças a adultos. Ele foi programado por instrutores e alunos da instituição de ensino. O nome Edu faz referência à educação.

A expressão de entusiasmo da pequena Mayane Hadssa, 6 anos, matriculada no 2º período da Creche Cria Luiza de Souza Costa, município de Coqueiro Seco, representa a reação de muita gente que tem contato com Edu. Perguntada sobre o que achou do robô, Mayane tem a resposta na ponta da língua. “Achei muito legal porque ele dança. Quero aprender a fazer um desse”, comentou.

O público se diverte com a grande atração do estande do Sesi e quer registrar o momento. São muitas fotos e vídeos. Com Odivan dos Santos, 19 anos, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Aprígio Brandão Vilela, não foi diferente. Fascinado por tecnologia, Odivan estuda sozinho programação desde os 10 anos de idade. “Tenho protótipos em casa. Fui comprando peças e remontando. Esse momento é de muita euforia pra mim”, afirmou o jovem que fará o Enem este ano. O estande tem ainda os robôs de cubos mágicos.

A proposta

De acordo com a orientadora educacional da Escola Sesi, Iris Sabrina Oliveira de Menezes, a unidade educacional investe na área do empreendedorismo e se baseia numa metodologia que abrange ciência, matemática, arte e tecnologia. “O Sesi tem no DNA a formação do jovem para essa indústria 4.0, para tecnologia. A criatividade e a inovação ampliam os horizontes dos nossos estudantes que estão em processo de formação e a gente investe para que eles possam estar preparados para o mundo”, explicou.

As unidades do Sesi dispõem de um espaço maker que permite ao aluno vivenciar a aprendizagem do começo ao fim tendo a experiência prática. “A maker vem como um braço da tecnologia, onde a gente trabalha dentro da escola tanto a robótica educacional quanto a robótica de competição”, ressaltou a orientadora.

Para a equipe do Sesi, o estande na Bienal representa um espaço que oportuniza crianças e adolescentes terem um contato com a tecnologia avançada. “Esses robôs têm um nível de programação e de inteligência artificial muito avançado”, comentou Iris.

Ainda segundo ela, o espaço também serve para desmistificar uma informação equivocada, pois muita gente pensa que a unidade de ensino não é aberta ao público em geral.

Programe-se

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é gratuita, aberta ao público das 10h às 22h, e segue até o domingo (20) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardos, em Jaraguá. O evento apresenta uma programação vasta com palestras, oficinas, comercialização de livros e muito mais.

Todas as informações sobre a Bienal estão disponíveis aqui no site e também nas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil da Ufal do Flickr.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS