Fruto de financiamento coletivo, trabalho reuniu 10 autoras de três estados diferentes revisitando santos populares com um desenho oriental
Mariana Lima – jornalista com fotos de Renner Boldrino
A Praça de Autógrafos da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas contou com um lançamento peculiar na noite do último domingo (13): “Todos os Santos”, um mangá (história em quadrinho com traço japonês) com sete histórias de santos católicos enfrentando situações do cotidiano. A ideia é fruto da colaboração de dez quadrinistas de Alagoas, Pernambuco e Ceará, representadas em Maceió pela dupla Janaína Araújo e Mariana Petrovana.
“Nós somos acostumadas a fazer collabs com quadrinistas do Sudeste, mas decidimos fazer uma coisa só entre as nordestinas. E os santos são uma coisa muito comum entre nós, faz parte da nossa cultura, só que não queríamos uma história religiosa. Então decidimos colocá-los em situações cotidianas, passando perrengue como a gente”, contou Janaína Araújo.
Dessa forma, o leitor pode ver o que acontece quando São Pedro perde o controle remoto que utiliza para controlar o tempo, São Jorge como dono de uma academia, Santo Antônio correndo para dar conta de todo seu trabalho em junho depois de ter dormido o ano inteiro e muito mais.
A obra conta ainda com outra peculiaridade: o mangá como escolha da linguagem da ilustração. “Foi uma questão de praticidade, porque todas nós já tínhamos trabalhos em mangá, e porque é um traço que atrai muito os jovens”, completou Janaína.
Considerando que a obra foi viabilizada por meio de uma campanha de financiamento coletivo, ter o apreço do público desde cedo revelou-se uma estratégia vencedora. E Mariana Petrovana aproveitou cada minuto da aproximação com o público permitida pela Bienal.
“É como se sentir no meio dos seus. Ver a expressão das pessoas ao folhear as páginas, o sorriso se desenhar quando algo chama a atenção, isso me traz um sorriso no rosto também. A sensação daquelas semanas e semanas de trabalho solitário na sua casa sendo traduzida na expressão límpida da pessoa que está lendo o seu trabalho é uma experiência indescritível”, relatou, emocionada.
Diante de uma recepção e um incentivo tão bem-sucedidos, as quadrinistas estão até pensando no próximo passo. “Quem sabe a próxima edição é com as santas? Eu sei que a minha história seria sobre Santa Rita de Cássia, mas ainda precisamos conversar mais sobre isso”, arrematou Janaína.
A programação da Praça de Autógrafos continua a todo vapor. Confira no anexo a seguir os outros lançamentos a serem realizados durante a Bienal.
Vale reforçar que o evento é gratuito e segue até o domingo (20) no Centro de Convenções de Maceió das 10h às 22h. Não deixe de conferir as novidades no site e também acompanhe as redes sociais: @bienaldealagoas. Estamos no Threads, Facebook e Instagram. As fotos oficiais do evento podem ser vistas no Flickr.