Palestrantes convidados vão abordar temas alinhados à temática durante o maior evento cultural e literário do estado
Kelmenn Freitas – Partners Comunicação
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas vai contar em sua programação com uma série de palestras e mesas-redondas tendo o empreendedorismo como tema central. A iniciativa em levar a pauta para o evento, que acontece de 11 a 20 de agosto, no Centro de Convenções de Maceió, é do Sebrae, que também vai realizar o 4º Encontro Estadual de Educação Empreendedora, durante o período.
A programação começa no dia seguinte após a abertura oficial do evento, no dia 12, quando será realizada a palestra Conexão com o Mercado, voltada para os estudantes do ensino superior, às 14h, no auditório Pajuçara.
No mesmo dia, às 19h, no Teatro Gustavo Leite, acontece a palestra Cliente Feliz Dá Lucro, com Gisele Paula, co-fundadora do ReclameAQUI e fundadora do Instituto Cliente Feliz, Ele tem atuação na área de Experiência do Cliente há mais de 20 anos.
No dia 17, das 8h às 17h, será realizado o 4º Encontro Estadual de Educação Empreendedora, começando com a mesa-redonda “Gestão Ágil na Educação: desafios e possibilidades”, das 9h30 às 11h30. À tarde, estão previstos três painéis: “Empreendedorismo na prática: transformando vidas e carreiras”, “Empreendedorismo na Educação: Inspirando Transformações” e “Educar e empreender, de fato e de direito”.
À noite, fechando o encontro, será realizada a palestra Educação Inovadora pela Aprendizagem Socioemocional, com Carolina Cavalcanti, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), autora, palestrante, docente e consultora em Aprendizagem Socioemocional, Metodologia Inovativas e Educação Digital. A palestra dela será realizada às 19h, no Teatro Gustavo Leite. As inscrições podem ser feitas por meio do link.
Para o superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, a Bienal, além de um evento literário e cultural, também configura-se como uma atividade de negócios, que envolve as livrarias, o mercado editorial como um todo.
“Gosto de lembrar que meu pai mesmo foi livreiro. E, por incrível que pareça, é um mercado que ainda vem tendo um volume de leitores muito grande. Sempre esperamos que toda a sociedade tenha acesso ao prazer da leitura. A gente entende que a Bienal também é um grande gerador de fluxos, é um evento com histórico de grande presença de público e num estado que tem desafios grandes do ponto de vista da educação, da escolaridade”, completou.
Ele reiterou ainda a parceria com a Ufal para a realização de mais uma edição da Bienal do Livro.
“Mais uma vez o Sebrae é parceiro da Ufal, apoiando o mercado editorial, apoiando de fato a produção do conhecimento. Porque, na verdade, a Bienal é do livro, mas ela é da palavra, do pensamento impresso ou registrado em alguma mídia. Hoje, você amplia as possibilidades de leitura, o que é muito bom, a partir do celular ou do tablet. E para nós, assim como empreender é preciso, aprender também é preciso”, diz.
Sobre a Bienal
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.
Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.