Home / Notícias

Ufal lança oficialmente a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Apresentação oficial do evento reuniu autoridades, patrocinadores e imprensa local no Centro de Inovação do Polo de Tecnologia

Deriky Pereira – jornalista com fotos de Renner Boldrino

Sheila Maluf, coordenadora da Bienal

O maior evento cultural e literário do estado foi lançado oficialmente em evento realizado na manhã da quarta-feira (19) no Centro de Inovação do Polo de Tecnologia. Na ocasião, diversas autoridades e colegas da imprensa local prestigiaram o lançamento oficial da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, cuja realização será de 11 a 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.

A coordenadora geral da Bienal, professora Sheila Maluf, fez a apresentação de algumas das atrações que compõem a programação, ao destacar que grande parte da programação da Bienal contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), reiterando a importância da inclusão no evento. Ela também falou sobre a expectativa de público, estrutura e ambientação do local, espaços instagramáveis, além dos agradecimentos a toda a equipe.

Reitor Josealdo Tonholo celebra a Bienal 2023.

“É muito gostoso montar uma Bienal e ver a comunidade desfrutando do que a gente está oferecendo, com qualidade e sem pagar nada. Estamos aqui reunidos em prol de apresentar a Bienal para a imprensa, para os patrocinadores e apoiadores para que o nosso evento chegue ao maior número de pessoas e que estas possam visitar a Bienal. Quero a presença de todos os públicos, todos os gostos, pois teremos muita variedade de programação disponível em nosso site”, vibrou Sheila Maluf.

Palestras, contação de histórias e muitas atrações variadas foram preparadas para receber as cerca de 400 mil pessoas nos dez dias de evento. E ela reforçou: quem quiser fazer agendamento de escola para visitação deve ficar atento. “Desses 400 mil [de público], 50 mil são estudantes. Inclusive queria alertar que nós só temos disponível o domingo [para agendamento], mas as crianças poderão vir com seus pais e vão desfrutar do mesmo jeito”, explicou a coordenadora.

A vice-presidente da Fundepes, Taciana Melo, destacou o orgulho do órgão em contribuir para a realização da Bienal. “Pra nós é um imenso prazer de ser a empresa gestora que vem congregando todos os esforços para realização do evento de forma gratuita. Estamos muito felizes porque, esse ano, o apoio e a adesão foram imensos. Com certeza vai ser um evento histórico e Alagoas tem muito pra ganhar”, comemorou.

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, celebrou a realização do evento que retorna depois de um hiato de quatro anos – dois, em especial, por conta da pandemia da covid-19. “Estarmos aqui, vivos, vivos, vivos… Isso tem que ser comemorado. E a gente comemora com a resistência, com a superação e, especialmente, nesse momento de retomada da nossa Bienal”, disse ele, arrancando aplausos dos presentes.

Autoridades durante lançamento da Bienal 2023

Segundo o gestor, mais de 300 livros serão lançados durante os dez dias do evento. “Grande parte dos livros são produtos da pesquisa cientifica que, nesse estado que não nega ciência, é bancada pela Fapeal. No momento em que tentaram desmontar o sistema de Ciência e Tecnologia, a nossa Universidade se superou ao poder contar com o Governo de Alagoas, com a Fapeal e isso fez toda a diferença”, vibrou Tonholo.

O reitor celebrou ainda a parceria da Ufal com o Governo do Estado para a realização da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. “A gente entende que a cultura é da gente alagoana. Quem sabe, daqui pra frente, a Bienal seja dos livros, dos universitários, dos editores, seja daquela gente que produz cultura, mas que seja, mais do que nunca, da gente alagoana. Queria agradecer a parceria, do Governo, mas também de todos vocês aqui presentes”, disse.

Governo de Alagoas e Ufal juntos em prol da Bienal

Presente no evento, o governador em exercício Ronaldo Lessa contou que o Governo de Alagoas – que é um dos realizadores da Bienal ao lado da Universidade Federal de Alagoas – não poderia ficar de fora, visto que a Bienal é um momento de reconhecimento de trabalho e progresso dos acadêmicos e escritores alagoanos.

“A Bienal é uma esperança e lança a expectativa para estimular o jovem, os escritores, e é esse o caminho. Temos a clareza que a educação liberta. Portanto, o estado não pode estar ausente de uma produção dessa feita pela Universidade”, comentou.

O governador em exercício Ronaldo Lessa celebra o retorno da Bienal

Ronaldo Lessa reforçou ainda que a o maior evento cultural e literário do estado é fundamental para Alagoas, ao comentar especialmente a partir do tema escolhido para a décima edição: Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade.

“Não podia ser melhor: melhorar a humanidade, o ser humano, quer seja no meio ambiente ou nos valores universais. Então eu parabenizo a todos os envolvidos e ao Governo do Estado por estar junto desse grande evento”, destacou o governador em exercício.

Parceria entre Sebrae e Ufal fortalece a Bienal

O diretor-superindentente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, recordou a longeva parceria do órgão com a Bienal e contou que o evento sempre motiva toda a equipe do Sebrae a participar com atividades, palestras, seminários inclusos na programação.

“A gente acredita que o que a gente faz é um processo de educação, de transformação humana, e a missão do Sebrae é transformar seres humanos que vão transformar seus negócios. E nada melhor do que essa aliança com a Bienal, que é longeva porque entendemos que ela que tem uma importância para Alagoas, mas, sobretudo, por ser a maior Bienal realizada por uma Universidade e gratuita. Isso é de uma beleza muito grande e nos motiva a continuar”, contou.

Para ele, nos dias atuais, com um mundo mais desafiador e incerto, o livro, condensado a partir de palavras e textos, representa conhecimento e imaginação humana em sua quinta essência. E como importante parceiro da Bienal, o Sebrae se contenta em participar de um evento que proporciona acesso a uma imensa produção literária e acadêmico-científica a partir da variada programação da Bienal.

“Então reiteramos aqui a importância desse evento para Alagoas e para a nossa instituição que, ao longo desse período, vem tendo uma relação de muita proximidade com a Ufal. É de lá que vem talentos que vão empreender, é de lá que vem conhecimento, pesquisa e temos, portanto, essa relação também aqui onde esse conhecimento se materializa através dos livros nas suas diferentes formas de ler. Esperamos que seja uma das maiores Bienais de todos os tempos”, vibrou Lages.

Edufal e Fapeal juntas em prol da popularização científica e literária

Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, com representantes da Uneal e Imprensa Oficial

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) vai promover lançamentos de livros durante os dez dias de Bienal e, parte dessas obras, foram feitas a partir de editais lançados em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O diretor da Edufal, professor Ivamilson Barbalho, celebrou essa parceria.

“Sem a Fapeal, alguns dos nossos lançamentos não teriam possibilidade de execução. Então, a Fapeal é fundamental na divulgação da ciência e da pesquisa em nosso estado. É, sem sombra de dúvidas, junto com a nossa editora, primordial para que a pós-graduação e os programas que fortalecem a comunidade acadêmica da Ufal seja mais elevada. A Fapeal eleva a ciência e, em grande medida, a própria Edufal a partir de parcerias que temos há bastante tempo”, disse.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, frisou que a Bienal é um dos maiores eventos culturais, literários e acadêmicos do Brasil, possivelmente o maior do Nordeste e que a Fapeal costuma se fazer presente, seja de maneira direta ou indireta, na realização do evento em parceria com a Ufal.

“A Fapeal já tem uma parceria estreita com a Ufal na realização do evento. Por exemplo, nos últimos anos, nós apoiamos a produção de mais de 150 livros e parte deles estarão sendo lançados aqui na Bienal Internacional do Livro. Então, a Fapeal sempre esteve junto, seja de forma direta ou indireta, na parceria com a Ufal no planejamento e realização do evento”, destacou Guedes.

Ele reforçou ainda a importância do apoio do Governo de Alagoas enquanto realizador do evento em conjunto com a Ufal, ao citar a presença dos estudantes da rede estadual que visitarão o evento em seus dez dias no Centro de Convenções. “A presença do Governo é importante porque você envolve, por exemplo, a rede publica estadual de ensino na Bienal Internacional. O publico da Bienal se beneficia de varias políticas publicas do Governo do Estado e nada mais justo o órgão apoiar um evento dessa natureza” celebrou Fábio Guedes.

Autoridades e parceiros durante lançamento da Bienal 2023

Confira as fotos do evento na página oficial do Flickr da Ufal por meio do link. Já para conferir a programação completa acesse a página inicial ou clique aqui.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS