Home / Notícias

Usuários de Caps de Maceió visitam a Bienal do Livro de Alagoas

Atividade externa buscou incluir usuários em atividades educacionais e culturais

Ascom Bienal com Nesttor Netto – Ascom SMS

Usuários de Caps de Maceió realizam visita à Bienal de Alagoas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção Psicossocial de Maceió (GAP), garantiu que usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) participassem de uma visita à 10ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas ao longo desta semana. Os usuários dos Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho), Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) e Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) Nise da Silveira (Jacintinho) realizaram visita no evento acompanhados por profissionais de saúde nessas unidades. 

De acordo com Roseane Farias, coordenadora de Atenção Psicossocial, a visita permitiu que todos explorassem os estandes da Bienal e interagissem com expositores. Além disso, a atividade proporcionou um espaço de trocas de experiências, fortalecimento de laços e integração entre os participantes. 

“A iniciativa reforça o compromisso dos serviços da Atenção Psicossocial em oferecer oportunidades que vão além do tratamento clínico, destacando a importância da cultura, aprendizado e da inclusão social. Esse tipo de ação proporciona uma experiência enriquecedora e contribui para um os usuários perceberem o apoio às diversidades para aqueles que enfrentam desafios de saúde mental”, destacou Farias.

Sobre o Centros de Atenção Psicossocial

Os Centros de Atenção Psicossocial  possuem um papel fundamental na ressocialização dos usuários, através de atividades externas, como esta, que tem a finalidade de gerar inclusão social  e autonomia, proporcionam ambiente acolhedor com disponibilização de terapias ocupacionais,  tratamento especializado e acompanhamento médico.

“Essa visita à Bienal do livro gerou e gera reintegração social, auxiliando na redução do estigma associado a problemas de saúde mental. Os Caps têm um impacto significativo na melhoria da qualidade de vida, autonomia e bem-estar geral dos usuários, ações como essa colaboram muito. São essenciais essas atividades externas para demonstrar liberdade, e possibilidades para cada um”, finalizou Roseane Farias, coordenadora da Atenção Psicossocial. 

REALIZAÇÃO

Logo Governo de Alagoas
Logo UFAL

PATROCÍNIO

GESTORA

Logo FUNDEPES

APOIO

PARCEIROS