 
    11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas terá congresso e colóquio sobre Literatura e Utopia
Evento será realizado em duas etapas, sendo uma remota e outra presencial, sendo esta na Bienal 2025
Ascom Bienal com Ascom Ufal
O grupo de pesquisa Literatura & Utopia, o Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) e a Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizam, entre os dias 29 de outubro e 6 de novembro, a 4ª edição do congresso nacional Movências Interdisciplinares da Utopia (Minuto 4) e o 11º Colóquio Literatura & Utopia. A programação será dividida em dois momentos: nos dias 29 e 30 de outubro, on-line; e em 5 e 6 de novembro, presencial, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, durante a programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
As inscrições, com ou sem apresentação de trabalho, estão abertas e podem ser feitas pelo formulário disponível neste link. Já os eventos têm como tema Afrotopias: cartografias do utópico e do distópico e a proposta é refletir, a partir das literaturas, das expressões artísticas e das experiências históricas, sobre como as culturas africanas oferecem metáforas para denunciar distopias e inspirar utopias negras – as chamadas afrotopias –, em diálogo com perspectivas interseccionais e decoloniais.
Por outro lado, o 11º Colóquio Literatura & Utopia marca os 25 anos do grupo de pesquisa Literatura e Utopia, criado em 2000, coordenado pela professora Ildney de Fátima Souza Cavalcanti, e que, desde então, mantém-se ativo com a realização de eventos, projetos de pesquisa e extensão, publicações e parcerias com pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior.
“A celebração destaca a trajetória de duas décadas e meia de produção acadêmica e artística comprometida com uma educação pública de qualidade e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou a organização do evento ao apontar também que a edição deste ano terá palestras, simpósios, minicursos, sessões de comunicação oral, lançamento de livros, concurso de poesia e exibição de filme.
A programação detalhada será divulgada em breve.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.