Ator faz trabalho voluntário e encanta crianças durante evento
Com folhetins de Globo e Record no currículo, Licurgo mostra faceta voluntária durante a Bienal - Foto: Jônatas Medeiros

Ator faz trabalho voluntário e encanta crianças durante evento

Licurgo Spinola, que esteve presente em novelas de sucesso, dedica-se integralmente aos pequenos durante a Bienal

Roberto Amorim - jornalista / Jônatas Medeiros - fotógrafo

Das 10h às 22h (de Brasília). Esse é o horário do trabalho voluntário do ator e diretor Licurgo Spinola durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. É ele quem, diariamente, recebe as crianças, apresenta os livros infantis, explica sobre as máscaras de papelão e ainda faz as fotos de dezenas de visitantes no estande da ONG Maceió Voluntário.

“É um trabalho maravilhoso que me renova a cada brilho nos olhos das crianças ao verem os bonecos, em especial a Vovó da Luz. Ela é a campeã de selfies e foi construída a partir de papelão reciclado”, disse Licurgo, que aproveita o pouco tempo livre para construir máscaras de animais que povoam todo o colorido espaço, com livros espalhados em varais suspensos no teto.

Licurgo também ilustrou os novos livros infantis de Maristela Pozitano — Luzinha e o Meio Ambiente e Vovó da Luz. Outro título que também foi lançado foi Tudo bem ser diferente.

“Utilizamos a inteligência artificial para transformar as ilustrações dos livros em uma história animada, que estamos exibindo para as crianças que nos visitam”, contou o ator, que já perdeu a conta de quantas Bienais do Livro de Alagoas participou.

“Logo após a Bienal, vamos organizar oficinas para ensinar como transformar papelão descartado em lindas formas lúdicas”, adiantou Licurgo.

O ator realizou diversos trabalhos em novelas da TV Globo, como Malhação, Irmãos Coragem, A Indomada e O Profeta. Na Record, interpretou personagens bíblicos em séries como Milagres de Jesus, Os Dez Mandamentos e O Rico e o Lázaro.

Substituir a tela

Ana Beatriz, de 8 anos, ficou encantada com o colorido e a inventividade das peças de papelão.

“Amei tudo, queria levar tudo pra minha casa. Não sabia que papelão poderia se transformar em tantos animais e nessa vovó linda. Vou levar essa ideia para minha escola, pra gente também fazer máscaras com papelão”, disse a entusiasmada Beatriz, acompanhada da professora e pedagoga Valéria de Jesus.

Segundo a professora Cíntia Palmeira, que acompanhava estudantes de uma creche pública, os elementos lúdicos e encantadores propostos às crianças no estande são importantes para lembrar aos pais que existem muitas possibilidades de interação com os filhos a partir de materiais simples, como o papelão.

“Estamos diante de uma situação muito séria, com crianças de apenas um ano tendo acesso ao celular e sendo viciadas pelos próprios pais. Isso vai trazer problemas sérios, tanto físicos quanto emocionais. Aqui podemos ver o encantamento das crianças apenas com peças de papelão e livros infantis de papel. É disso que as crianças precisam: atenção e formas presenciais de interação social e descobertas.”

A ONG Maceió Voluntário é uma organização sem fins lucrativos com a missão de promover o voluntariado, a paz, a ética e a cidadania. Sua atuação visa incentivar a participação de pessoas em atividades voluntárias que beneficiem a comunidade local, promovendo a solidariedade e o bem-estar social em Maceió.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no InstagramThreads Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural