Bienal sediará 1º Simpósio de Pesquisa em Ensino em Alagoas
Bienal do Livro de Alagoas sediará 1º Simpósio de Pesquisa em Ensino em Alagoas

Bienal sediará 1º Simpósio de Pesquisa em Ensino em Alagoas

Evento se divide entre o Centro de Educação da Ufal e o Centro de Convenções com programação variada

Deriky Pereira - jornalista

A programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas contará com mais uma novidade nesta edição: trata-se do 1º Simpósio de Pesquisa em Ensino em Alagoas (Simape), promovido pelo Programa de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), cuja realização se dará entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro dividindo-se entre o Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro de Convenções como parte da Bienal. Clique aqui e se inscreva.

O evento foi idealizado para fortalecer a reflexão e o diálogo entre pesquisa, prática docente e formação de professores nas diversas áreas do conhecimento. “Trata-se de um evento voltado aos acadêmicos de mestrado e doutorado, além de professores da educação básica e superior interessados em discutir as tendências e desafios contemporâneos da educação e da pesquisa aplicada ao ensino”, explica a comissão organizadora.

A programação contará com palestras, mesas-redondas, oficinas e lançamentos de livros, com o objetivo de estimular o pensamento crítico, promover a troca de experiências e valorizar a produção acadêmica e pedagógica desenvolvida nos programas de pós-graduação.

“Sua realização no contexto da Bienal Internacional do Livro de Alagoas amplia o alcance das discussões, aproximando o conhecimento científico e as práticas docentes da comunidade em geral, consolidando o simpósio como um espaço de integração entre ciência, cultura e educação, reafirmando o compromisso coletivo com uma educação pública, democrática e transformadora”, complementam os organizadores do Simape.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.