Bienal sedia 4º Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas
Professora Conceição Valença coordena 4º Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas

Bienal sedia 4º Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas

Evento acontecerá no dia 6 de novembro, das 15h às 21h, na Sala Umbu do Centro de Convenções

Deriky Pereira - jornalista

A programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas ganha mais um reforço: durante todo o dia 6, mais precisamente das 15h às 21h na Sala Umbu, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, recebe o 4° Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas. A entrada, você já sabe, é franca.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação em Alagoas e é coordenado pela professora Conceição Valença que nos contou sobre o público-alvo do Seminário: "O Seminário é voltado para profissionais da educação das Secretarias Estadual e Municipais de Educação de Alagoas, de escolas de educação básica, de instituições de educação superior de diferentes cidades e estados, bem como para servidores da Secretaria Estadual de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas [Seris], da 16ª Vara de Execuções Penais [VEP], da Superintendência de Medidas Socioeducativas [Sumese], do Conselho da Comunidade de Maceió [CCM] e de profissionais das demais áreas de conhecimento com interesses acerca de processos educativos em contexto de privação de liberdade", contou a professora.

Programação

A programação do 4º Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas tem início às 15h com uma palestra sobre os oito anos do grupo de pesquisa a ser ministrada pela professora Conceição. Na sequência, das 15h20 às 17h30, o evento promove uma mesa de diálogo com o tema Empregabilidade e formação profissional de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional com o professor Francisco Rosário, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal e Samara Veras, da Seris. O momento será mediado pelo docente Anderson Menezes, também da Ufal.

Na faixa noturna, das 19h às 21h, o evento promove mais uma mesa de diálogo com o tema Universidade, Educação e os Sistemas Prisional e Socioeducativo: pesquisa e extensão em foco com as docentes Jeane Felix e Conceição Valença, do Cedu, e Elaine Pimentel, da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) com mediação de Leilson Nascimento, da Escola Paulo Jorge.

"O Seplal tem como objetivo oportunizar momentos de reflexão, discussão e socialização de estudos, pesquisas e ações extensionistas em contexto de privação de liberdade, tanto aquelas relacionadas ao sistema prisional, quanto ao sistema socioeducativo de Alagoas", concluiu Conceição Valença.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.