Bienal sedia 4º Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas
Evento acontecerá no dia 6 de novembro, das 15h às 21h, na Sala Umbu do Centro de Convenções
Deriky Pereira - jornalista
A programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas ganha mais um reforço: durante todo o dia 6, mais precisamente das 15h às 21h na Sala Umbu, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, recebe o 4° Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas. A entrada, você já sabe, é franca.
O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação em Alagoas e é coordenado pela professora Conceição Valença que nos contou sobre o público-alvo do Seminário: "O Seminário é voltado para profissionais da educação das Secretarias Estadual e Municipais de Educação de Alagoas, de escolas de educação básica, de instituições de educação superior de diferentes cidades e estados, bem como para servidores da Secretaria Estadual de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas [Seris], da 16ª Vara de Execuções Penais [VEP], da Superintendência de Medidas Socioeducativas [Sumese], do Conselho da Comunidade de Maceió [CCM] e de profissionais das demais áreas de conhecimento com interesses acerca de processos educativos em contexto de privação de liberdade", contou a professora.
Programação
A programação do 4º Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas tem início às 15h com uma palestra sobre os oito anos do grupo de pesquisa a ser ministrada pela professora Conceição. Na sequência, das 15h20 às 17h30, o evento promove uma mesa de diálogo com o tema Empregabilidade e formação profissional de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional com o professor Francisco Rosário, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal e Samara Veras, da Seris. O momento será mediado pelo docente Anderson Menezes, também da Ufal.
Na faixa noturna, das 19h às 21h, o evento promove mais uma mesa de diálogo com o tema Universidade, Educação e os Sistemas Prisional e Socioeducativo: pesquisa e extensão em foco com as docentes Jeane Felix e Conceição Valença, do Cedu, e Elaine Pimentel, da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) com mediação de Leilson Nascimento, da Escola Paulo Jorge.
"O Seplal tem como objetivo oportunizar momentos de reflexão, discussão e socialização de estudos, pesquisas e ações extensionistas em contexto de privação de liberdade, tanto aquelas relacionadas ao sistema prisional, quanto ao sistema socioeducativo de Alagoas", concluiu Conceição Valença.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.