Coluna literária de professora da Ufal celebra 100 episódios
Manoella Neves, docente da Ufal, celebra 100 episódios de sua coluna Bora Ler

Coluna literária de professora da Ufal celebra 100 episódios

Bora Ler com Manoella Neves surgiu em 2021 com dicas mensais de leitura e livros variados

Deriky Pereira - jornalista

O ano era 2021 quando um projeto destinado a fornecer dicas de leitura e livros dos mais variados ganhava as telas - mais precisamente, as redes sociais de Fapeal em Revista, produto de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O seu nome? Não poderia ser mais sugestivo: Bora Ler. E a apresentação? Por Manoella Neves, docente do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que desde muito acumula experiências literárias com grupos de leitura com a família e leitora ávida desde mais nova.

"Tudo começou com um convite de Fapeal em Revista por saber do meu gosto pela leitura e de que tenho um grupo de leitura com minha família. Então, foi tudo muito natural. Eu apenas fui seguindo o ritmo das leituras que já fazia. E de repente, fomos aos poucos interagindo, recebendo também indicações de leituras de nossos seguidores e hoje chegamos a 100 episódios”, celebrou Manoella Neves, que completou dizendo que não esperava chegar a essa marca, mas que, ao mesmo tempo, percebeu um crescimento espontâneo da coluna que estreou no período da pandemia da covid-19, mas foi ganhando as ruas, praças e avenidas da cidade como cenário a cada nova temporada.

 “Com o tempo fomos saindo e construindo os episódios ao ar livre, nos utilizando dos espaços da cidade que nos ajudam, de algum modo, a contar a história que estamos indicando. E eu me sinto mais livre para falar com o público através da câmera e dos perfis nas redes sociais onde está a coluna Bora Ler”, salientou Manoella.

Uma, duas, de repente, cinco temporadas... 100 episódios. No meio disso tudo, uma parceria com a Rádio Ufal levou a coluna para os ouvintes do então novo meio de comunicação da Universidade, onde é transmitida até os dias atuais. Mas a comemoração do centésimo episódio não poderia passar em branco. É que, para ela, não teria local e cenário melhores para celebrar a centésima edição da coluna do que na Bienal 2025.

“Tudo se alinhou e tornou ainda mais especial. Calhou de o episódio de número 100 acontecer no período da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, espaço de livros e autores, onde encontro alunos, alunas, ex-alunos, ex-alunas professores e professoras e colegas… Encontrei também um estande do colégio de São José – onde estudei do maternal ao 3º ano do ensino médio e onde aprendi a ler, escrever e amar a Literatura e a História. Por estas coisas e tantas outras, vivo no Bora Ler um momento especial”, disse ela, emocionada.

No entanto, este não é um episódio final ou de despedida, muito pelo contrário. É que algumas novidades estão a caminho: “Teremos muito mais dicas boas de leitura, mais interação com nossos seguidores e mais histórias contadas em novos espaços em nossa cidade”, adiantou Manoella Neves, completando que a própria 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas também será palco de outros episódios ainda este mês.

Clique aqui e assista ao episódio 100 da coluna Bora Ler nos corredores do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso durante a Bienal.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural