Equipe de Comunicação está pronta para a Bienal do Livro de Alagoas
Equipe de Comunicação está pronta para a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Equipe de Comunicação está pronta para a Bienal do Livro de Alagoas

Jornalistas, designers, social media e fotógrafos integram a equipe que vai atuar durante os dez dias de evento

Deriky Pereira - jornalista / Renner Boldrino - fotos

Esta quarta-feira (8) foi marcada pela reunião da equipe que atuará na Comunicação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Cerca de 30 profissionais, dentre jornalistas, fotógrafos, social media e designers compõem a equipe do maior evento cultural e literário do estado, que acontecerá entre os dias 31 de outubro a 9 de novembro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada, você já sabe, é franca.

As coordenadoras de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Bienal 2025, Márcia Alencar e Simoneide Araújo, apresentaram como será a dinâmica de atuação dos profissionais durante o evento: horários, logística e todas as funções foram repassadas e revisadas com todos os membros da equipe que vai atuar durante os dez dias do evento. Na ocasião, elas também listaram os objetivos do trabalho a ser desempenhado pela equipe de Comunicação.

Promover, de maneira eficaz, a comunicação do evento na Ufal e seus públicos de interesse, disseminando informações, interna e externamente, pertinentes às políticas e ao direcionamento estratégico da Bienal, aperfeiçoando a estrutura da transmissão das informações, assegurar a informação ao público interno, intensificar o relacionamento com a imprensa pela divulgação nos diferentes meios, como sites, TVs, rádios, além de incrementar ações de comunicação para divulgação externa”, explicou Márcia Alencar.

Equipe em ação

Para levar o melhor da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com as notícias a serem publicadas no site, a equipe contará com a participação dos jornalistas Fabiana Silva, Janaína Farias, Jamerson Farias, Kamylla Lima, Paulo Canuto, Roberto Amorim e Sandra Peixoto.

Os jornalistas Deriky Pereira e Rodrigo Rocha ficarão a cargo da edição dos textos no site oficial bienal.ufal.br/2025 e a produção das pautas ficará com a também jornalista Graça Carvalho. Vale reforçar que parte do material produzido pelos jornalistas contratados também será replicado no site da Universidade Federal de Alagoas: ufal.br.

A Rádio Ufal terá os jornalistas Carlos Madeiro e Lenilda Luna e apoio dos técnicos Edilberto Sandes, o Brother, e Helder Melo. A programação será exibida ao vivo durante os dez dias da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas em horário a ser definido e, como na edição anterior, terá transmissão em parceria com as rádios Educativa e Difusora.

As redes sociais ficarão a cargo dos jornalistas Camila Barbosa e Thyeres Medeiros, que farão cobertura do que está acontecendo no evento para o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. Já Adriano Arantos, Jônatas Medeiros e Renner Boldrino farão os registros fotográficos das atividades que serão compartilhadas no site, a partir das matérias produzidas, no Flickr da Ufal e, posteriormente, na galeria oficial da Universidade pelo imagens.ufal.br.

“Nós que fazemos a assessoria temos a maior responsabilidade que é levar tudo que está acontecendo e que vai acontecer da Bienal para que as pessoas possam conhecer. Quem puder vir visitar, será maravilhoso. Quem não puder, vai acompanhar no site oficial do evento, nas redes sociais e na Rádio Ufal que vai fazer transmissão ao vivo”, complementou Simoneide Araújo.

Desafio

Ainda segundo Simoneide, tudo está muito bem estruturado e a equipe está preparada. “Temos uma equipe muito competente de profissionais maravilhosos que vão levar a Bienal para a casa das pessoas, para vocês acompanharem onde quiserem, pois nós estaremos em todos os veículos que vocês são acostumados a acessar. É um desafio muito grande, mas tem uma equipe muito competente que vai levar a Bienal para o mundo”, explicou.

E ela disse mais: “Para nós é um desafio muito grande e eu só tenho a agradecer a confiança do diretor da Edufal, o professor Eraldo Ferraz, e do reitor Josealdo Tonholo que nos deu a mim, Simoneide, e à Márcia Alencar essa missão de coordenar toda essa equipe da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas”, complementou.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.