Escola de Arapiraca lançou coleção de poemas, contos e crônicas de estudantes
Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

Escola de Arapiraca lançou coleção de poemas, contos e crônicas de estudantes

Obra marca a segunda antologia escolar publicada pela editora Performance, com apoio do governo de Alagoas

Ascom Bienal com Kaique Pacheco - Ascom Seduc

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi espaço para que estudantes da rede estadual mostrassem os seus talentos. Na última sexta-feira (7), a Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (Epial), de Arapiraca, lançou a obra Antologia dos Alunos da Escola Epial: O Despertar Extraordinário da Escrita. Publicado pela Editora Performance, o livro reúne textos de 40 estudantes que expressam sua criatividade por meio de poemas, contos e crônicas.

Esta é a segunda antologia organizada pela escola, e o terceiro volume já está em produção e a participação da escola na Bienal contou com o apoio direto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que vem fortalecendo ações de protagonismo estudantil e ampliando espaços de valorização da produção literária da rede pública. A presença da escola no evento integrou o esforço contínuo da Secretaria de incentivar práticas de leitura e escrita em alinhamento com políticas educacionais estaduais. 

Entre os autores da antologia está Nick Costa, de 16 anos, que destaca que o processo de escrita tem sido um exercício de autoconhecimento e expressão. “Eu escrevo para demonstrar meus sentimentos. Foi uma forma de me conhecer e me expressar para o mundo. Toda forma de arte, eu estou dentro”, relatou.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura Alagoana, Carla Emanuele Farias, coordenadora da iniciativa, disse que a antologia é fruto do talento dos estudantes e do suporte institucional oferecido. “A criatividade e a voz são dos alunos. Eles mostram que produzem literatura com autenticidade e sensibilidade. A Bienal foi a oportunidade ideal para apresentar essa produção ao grande público”, afirmou.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também teve como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Veja tudo que aconteceu na Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural